sábado, 16 de maio de 2009

As Formigas e o Cravo

As formigas guiam-se e comunicam-se por cheiros. Elas produzem e liberam substâncias chamadas feromônios, que servem para sua orientação. É, por isso, que costumam andar em fila, seguindo a trilha de cheiro que outras formigas já deixaram pelo caminho.

Uma receita caseira comum, que costumamos ouvir por aí, para o controle de formigas, é o uso de cravo ou de outros produtos com cheiro forte. Ao espalharmos estes produtos pelas pias e armários, estamos apenas atrapalhando a comunicação das formigas através dos cheiros com o uso de um outro cheiro mais forte. Isto fará com que elas fiquem um pouco perdidas ou se desloquem para alguma área bem próxima, mas não fará com que sumam e trará um resultado temporário.

2 comentários:

  1. E como eu faço isso? Por favor, pois minha cozinha vive impestiada dessas praguinhas, daquelas formiguinhas minúsculas... e não é por falta de igiene, pois minha esposa é muito chata com isso... Para vc ter uma idéia, até o pãozinho francês elas começaram a atacar já.. Estou em uma situação cruel... Vejo que existem remédios que matam a rainha e assim a colméia toda, como iscas tóxicas, mas não sei se as mesmas funcionam para essas pequenas formiguinhas....

    ResponderExcluir
  2. Existe sim algumas iscas à venda em supermercados, principalmente em forma de gel, que servem para o controle destas formigas. A princípio, as formigas que costumam ir atrás dos alimentos, também pegam estas iscas e são vulneráveis a elas.

    ResponderExcluir