sábado, 9 de maio de 2009

Cupins de Solo

Estes são os cupins que causam os maiores estragos. Seus ninhos têm sempre milhões de indivíduos, e são construídos no subterrâneo, em cima de árvores ou até mesmo dentro de espaços ocos existentes dentro das paredes das casas, os chamados caixões perdidos.

Normalmente estes ninhos sempre mantêm algum contato com o solo, mas em prédios, às vezes, este contato pode ser perdido, com ninhos encontrados até em andares muito altos. Por falar nisso, os problemas em prédios, normalmente começam pela garagem ou pela cobertura. As garagens são um alvo fácil por estarem em contato direto com o solo, por onde os cupins podem chegar; e as coberturas estão suscetíveis por serem apartamentos diferenciados, com piscinas próximas do telhado, áreas que podem ser atrativas.

Estes cupins deslocam-se pelo solo e por dentro das paredes e por isso atacam somente o madeiramento que mantém algum contato com as paredes, como batentes, guarnições de portas, fundos de armários embutidos ou pisos de madeira e rodapés. Eles quase nunca conseguem ter acesso aos móveis soltos, que ficam afastados das paredes.

Os cupins de solo não soltam o pó granulado como os de madeira seca. Os sinais de sua presença são as áreas ocas ou destruídas nos móveis, que aparecem de forma muito rápida, e corredores de terra nos móveis ou pelas paredes. Estes cupins utilizam suas fezes juntamente com terra para formar estes túneis, por onde se locomovem. Também podem se deslocar por conduítes, colunas hidráulicas e molduras de gesso.

Muitas pessoas chamam estes cupins de cupim de concreto e acham que eles se alimentam das próprias paredes. Isto não é verdade. Eles conseguem se deslocar por dentro das paredes aproveitando falhas e rachaduras existentes, e com o tempo vão alargando e estendendo estes caminhos; mas não se alimentam deste material. Todos os cupins se alimentam basicamente de celulose, ou seja, principalmente madeira, papel ou tecido.

O tratamento de cupim de solo é um dos trabalhos que mais exige conhecimento técnico e experiência para que se consiga uma solução definitiva. Portanto, nestes casos, receitas caseiras e o “faça você mesmo”, dificilmente resolverão o problema e, a longo prazo, normalmente acabam agravando a situação. O melhor a fazer é chamar uma empresa especializada de quem você já tenha alguma indicação ou consultar várias delas, já que a metodologia de execução, a qualidade do serviço e os preços costumam variar muito.

22 comentários:

  1. Humberto,
    Muito interessantes suas matérias. Parabéns!
    Será que vc poderia colocar fotos de evidência dos cupins de solo?
    Há cupins no meu apartamento, mas fiquei em dúvida quanto ao tipo depois de ler essa matéria.
    Obrigado.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Tem como vc me encaminhar fotos de cupim de solo e de madeira. Pois comprei uma casa construida a um ano e apareceu na minha cozinha. Meu e-mail, eliane_mamita@hotmail.com Desde de já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na aparência, os cupins de solo e de madeira são difíceis de diferenciar. O que os diferencia são os sinais e hábitos. Cupins de madeira seca são mais difíceis de serem vistos e costumam soltar um pó granulado de peças de madeira. Os cupins de solo fazem corredores de terra nos móveis e paredes, atacam quase sempre peças de madeira fixas às paredes e a destruição é muito mais intensa. As vezes podem ser vistos em grandes quantidades.

      Excluir
  3. Poderia me ajudar?O Cupim destruiu meu móveis do quartousei remedio de lojapensei que tinha resolvido já que tirei tudo que restou do dormitório pro lixo, comprei um novo dormitório e depois de 2 dias vi um corredor de terra igual o que seu texto infomra em volta do dormitorio que estava no chao aguardando instalação, pelo jeito parece ser cupim de solo, neste caso , somente detetização resolve ou tem outra solução caseira? Outra coisa, o imóvel vazio eles vão embora ou poem em risco a estrutura da casa já que estão no concreto? Pode me enviar fotos e dicas no e-mail lilian.gm@ig.com.br ? Agradeço muito

    ResponderExcluir
  4. Com certeza seu problema é com cupins de solo.
    Nestes casos, é muito difícil resolver o problema de forma caseira. Aconselho pedir ajuda profissional, já que este tipo de tratamento exige muito conhecimento, técnica e produtos profissionais.
    Mesmo com o imóvel vazio os cupins continuarão a se deslocar por dentro das paredes, podendo atacar batentes, rodapés e o madeiramento do telhado.
    Mais um conselho:
    Não instale os móveis novos antes de realizar um tratamento. O ideal é que as paredes e o fundo dos móveis passem por um tratamento antes que se fixe os móveis nas paredes.

    ResponderExcluir
  5. Humberto, o cupim de solo pode destruir a estrutura de uma casa? estou com este tipo de praga; no dia que descobri , os cupins já estavam destruindo um piso de madeira,fui retirando a madeira e coloquei querosene e os cupins logo morreram,a querosene ao se absorvida pelo solo acabou com toda a infestação? ou os cupins estão mais fundo no solo e migraram para outro local. Chamei algumas empresas para analisar o local mas percebo que todos querem visar o lucro e ñ sei em quem confiar.Desde já agradeço muito. Meu e-mail,lujlmizidoro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá , preciso de informações de como proceder, aluguei uma casa e descobri agora lendo a sua matéria que está infestada por esse cupim. Atacou o armário estava próximo ao batente da porta, Gostaria de saber ao me mudar desta casa o que será necessário fazer para não levar esta praga nos meus móveis que acabei de adquiri-los. Agradeço sua ajuda resposta. Meu e-mail,iszkutnik@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cupins de solo ao perderem o contato com o ninho, que sempre está dentro da construção ou no solo não conseguem viver por muito tempo e muito menos se reproduzirem. Portanto, não há a possibilidade de eles serem levados com os móveis de uma cada para outra. Também porque normalmente eles atacam apenas armários embutidos e outras peças fixas às paredes.

      Excluir
  7. Tive cupins de solo na minha casa e fiz a dedetização "adequada". Mesmo assim eles apareceram em outro lugar e dentro da garantia da empresa fiz novamente o tratamento. Minha pergunta é: Depois de quanto tempo, posso ter certeza que os cupins finalmente foram derrotados?
    Estou muito apreensiva, me ajudem por favor.
    Rosí: www.rosi.pas@mail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o foco continuar ativo, em no máximo uns 3 meses deve aparecer um novo sinal, mas pode acontecer deste foco ser solucionado mas ainda aparecerem novos problemas em outras áreas. Uma colônia pode ter muitas ramificações e atacar áreas bem distantes. Uma vez com problema de cupins de solo, precisamos ficar bem atentos em relação a novos sinais.
      Sempre comparo este problema a um câncer, mesmo após a remissão é preciso fazer exames de rotina para evitar reincidências.

      Excluir
  8. olá, Humberto!

    Tenho a mesma dúvida da Rosi. Fiz a mesma coisa q ela e moro em um apto - andar alto.

    Depois de qto tempo, posso ter a certeza q os cupins foram totalmente derrotados?

    Obrigada

    Maristela

    ResponderExcluir
  9. Oi Maristela, respondi a pergunta acima e com isto acho que fica respondido para você também.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se os cupins de solo podem fazer uma casa cair. Grata.cibele-matias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Há dias em que aparecem em cima da minha pia da cozinha filas de insetos que mais parecem formiguinhas de açúcar, só que brancas e transparentes.
    Meu filho pensa que são cupins.
    Como diferenciá-los de formigas.
    Grata
    catgati11@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Uma pergunta cupim "come" cimento, alvenaria ?
    Grato.

    ResponderExcluir
  13. Humberto, o cupim de solo é albino? ou existe da cor escura? pois estou com uma infestação de cupim de solo mas todos brancos...

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS AO HUMBERTO PELO SITE,

    TAMBÉM ESTOU COM PROBLEMA DE CUPIM DE SOLO

    COMERAM QUASE TODOS OS BATENTES DE CASA

    RSRSRSR CHAMEI AJUDA PROFISSIONAL......ELS FURAM O PISO

    COM BROCAS FINAS E INJETAM INSETICIDA...ABRAÇO

    ResponderExcluir
  15. Olá Humberto! Muito útil seu blog! Você saberia indicar uma boa firma para acabar com o problema? Como alguém já citou anteriormente, fica difícil, nós leigos escolhermos corretamente, já que o que parece é q a maioria das firmas visa apenas lucro rápido... Não sei qual a base do remédio que devem utilizar. Vc podedia ajudar? Grata!

    ResponderExcluir
  16. Humberto, meu irmão tem um apartamento cobertura no oitavo andar, e está infestado desse cupim... Não sabemos ao certo onde é a infestação e os outros moradores não querem fazer dedetização no prédio. Não temos certeza de começou na cobertura ou se veio da garagem. Outra moradora já viu que está tendo essa visita indesejável... Se ela fizer dedetização somente no apartamento dela ficará livre deles ou não adianta tratar somente no apartamento dela. Me falaram de um veneno chamado Termitox 400 que pode ser usado em ambientes internos e não tem cheiro. Aguardo sua resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. olá...muito boa sua matéria sobre cupins.estou passando por isso.eles invadiram minha cozinha e pelo jeito não querem sair não rsrrs.as empresas qualificadas para fazer esse tipo de serviço, cobram muito caro, nos deixando sem como resolver o problema.o bom seria soluções caseiras,assim, todos poderiam ter acesso, e resolveriam de uma vez o seu problema com os malditos cupins rsrsrs.obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,

    moro em um apto e à noite (agora é verão) está infestado de cupins. Ainda não tenho móveis, então fico pensando o que eles estão querendo.. Poderia me dar alguma dica sobre algo que eu possa comprar, eficiente?

    ResponderExcluir