sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dando a descarga

Os cupins de madeira seca costumam atacar móveis, fazendo pequenos furos na madeira, por onde despejam um pó granulado, que na verdade são suas fezes.

A cor do pozinho pode variar bastante e está relacionada com o tipo da madeira e não com o tipo de cupim.

Estes cupins vão construindo túneis dentro da madeira, por onde caminham, e pequenos bolsões, onde cuidam da cria ou acumulam seus dejetos. Quando os compartimentos de fezes ficam lotados, fazem pequenos furos para poderem despejar este lixo para fora, e, em seguida, voltam a fechar o furo com o próprio pó da madeira. Por isso, a queda do pozinho não ocorre de forma constante, mas sim em intervalos, que podem variar de uma semana ou até um mês.

2 comentários:

  1. Existe alguma solução que eu mesmo possa aplicar em casa? Pois chamei uma empresa e não resolveu. Depois de 6 meses o "pózinho de madeira" começou...

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou conservadora e restauradora de obras de arte. Estou com duas obras que foram atacadas por termitas, pois encontro esse pó granulado. Li indicações sobre k'otrine e jimo cupim para esses casos. Minha preocupação é quanto aos objetos que compõe a obra, que são insetos dissecados, pedras, colibris... Gostaria da indicação de um produto que não cause dano a essas peças, como em sua coloração, por exemplo. Você poderia me indicar algo? Grata!

    ResponderExcluir