sábado, 9 de maio de 2009

Dengue

Em todo o mundo estima-se de 50 a 100 milhões de casos de Dengue por ano.

A Doença é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, que costuma picar mais durante o dia. O bichinho é todo listrado de preto e branco, parece um corinthiano.

Em 95% dos casos, a dengue não coloca em risco a vida das pessoas, que apresentam como principais sintomas: febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. A forma mais grave, e que pode matar, é conhecida como dengue hemorrágica. Esta forma é mais comum em casos de reincidência da doença, mas também pode aparecer em quem a contrai pela primeira vez.

A dengue não apresenta um tratamento específico e sim sintomático, mas é preciso ter sempre um acompanhamento médico, já que remédios que contém ácido acetil-salicílico ou dipirona podem causar sangramentos. Os anti-inflamatórios também são perigosos. O paracetamol é o mais indicado, mas deve ter suas dosagens e horários prescritos seguidos à risca.

Um comentário:

  1. Humberto:
    A epidemia atual apresentou até final de junho de 2010 HUM MILHÃO E SETENTA E TRÊS MIL PESSOAS INFECTADAS pelo mosquito da Dengue. Sabe, os dados reais de cada epidemia envolvem dois anos:
    2009= início da epidemia.
    2010= continuação...A soma dos dados é esta.Este é o o resultado! Então, precisaremos somar os dados até o final de 2010. E, lamentávelmente muitos que sofreram Dengue não constam destes dados: Não fizeram sorologia...

    ResponderExcluir