sexta-feira, 8 de maio de 2009

Enchentes

Renato Stockler/ Folha Imagem

Além dos congestionamentos, desmoronamentos, e inundações de casas e áreas comerciais, as enchentes trazem também o risco da leptospirose.

A doença é transmitida por uma bactéria que pode estar presente na urina do rato. O contágio é facilitado quando a urina é diluída com a água, que ajuda a bactéria a penetrar em nossa pele.

Os sintomas, que incluem febre, dores de cabeça, conjuntivite e vômitos, são muito comuns também em outra doenças, o que pode dificultar o diagnóstico e agravar o quadro do paciente.

Portanto, é importante que as pessoas estejam informadas sobre a doença, não só para evitarem a contaminação, mas também para que desconfiem dos sintomas e procurem logo um médico, alertando-o caso tenham estado em áreas de risco.

Além das áreas alagadas, precisamos nos preocupar e ter cuidado quando vamos lavar nossos quintais. Quando as pessoas descobrem que tem rato em casa, uma das primeiras providências é limpar e desinfectar qualquer área por onde eles possam ter passado. Nesta hora, é muito importante usar luvas e botas para lavar a casa. É um momento de grande risco de contágio e do qual ninguém costuma falar.

Fiquem atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário