sábado, 9 de maio de 2009

Os inseticidas

Sprays para baratas é o que mais encontramos nos supermercados. Com cheiro, sem cheiro , sempre um que mata mais rápido que os outros e etc.

Então vamos entender um pouco sobre eles.

Existem três características básicas que podem variar nos inseticidas:

- O principio ativo que está sendo usado. Em alguns casos pode ser uma mistura de mais de um. Esta é a substância química que realmente matará as baratas. Existem várias classes de princípios ativos; cada uma com características diferentes. As duas principais são:

1) Os fosforados apresentam um cheiro mais forte, são mais tóxicos, não só para as baratas, e tem uma ação mais rápida, fazendo com que as baratas morram em poucos segundos.

2) Os piretróides são mais eficientes em expulsar as baratas de seus esconderijos e costumam apresentar uma ação mais lenta, mas mais duradoura. Aliados ao tipo de formulação, podem apresentar um grande poder residual, mantendo o local protegido por vários meses.

- Outra característica importante é o solvente utilizado. Existem inseticidas diluídos em óleo e inseticidas diluídos em água. O óleo favorece a dispersão, principalmente nos sprays, e os que são diluídos em água apresentam um cheiro mais fraco. Além disso, só os que são diluídos em água podem ser usados em plantas.

- A terceira característica dos inseticidas é a formulação. Os mais comuns em supermercados são os sprays, que garantem uma maior penetração em frestas e locais escondidos. Já os profissionais da desinsetização costumam usar pulverizadores para aplicar formulações em suspensão, emulsões ou microencapsuladas.

20 comentários:

  1. Olá Humberto.
    Descobri seu blog fazendo uma pesquisa sobre inseticidas - comprei um em casa, e qeuria entender melhor os riscos para a saúde humana.
    Sugiro que dê uma olhadinha aqui:
    http://www.idec.org.br/consumidorsa/arquivo/mar99/c_inseticidas.htm
    São informações bem preocupantes que, se ainda são válidas, deveriam ser contempladas aqui, não acha?
    abç
    Luana
    luamargarida@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. O principio ativo do k othrine, Deltametrina, é realmente eficiente contra baratas. Contra mosquitos não.
    Piretróides tem ação de repelência, não tem efeito inseticida, não eliminam, mosquitos, apenas espantam.
    Mas são bastante tóxicos, funcionários que trabalham aplicando este produto devem fazer o exame (colinesterase), o controle é muito importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      O K otrine em pó não serviria pra colocar atrás da geladeira, naquele recipiente de água? O pó cria uma nata na superfície da água.
      Uso o pó nas pias e ralos e elimino as baratas por pelo menos seis meses.
      Seria eficaz?
      Obrigada
      Vanessa

      Excluir
  3. Cara Bia,
    São os inseticidas fosforados que podem afetar os níveis da colinesterase e não os piretróides.
    Os inseticidas piretróides tem como uma de suas principais caractérísticas o poder desalojante, mas tambm possuem ação inseticida e~são capazes de matar mosquitos e pernilongos, sendo inclusive muito usados em sprays domésticos com este fim e também no combate feito pelas prefeituras. Um dos principais produtos usados no combate aos mosquitos adultos tem como princípio ativo a cipermetrina (piretróide de segunda geração).

    ResponderExcluir
  4. Humberto!
    Em minhas observações percebi o efeito inseticida do piretróide apenas com insetos que andam sobre superfícies: Aranhas, baratas, cupins, formigas... Em relação ao mosquito a função é apenas de repelência: Afasta os mosquitos algumas horas. Depois retornam. Piores, mais famintos, mais agressivos...
    Tudo o que existe à venda nos supermercados (Sprays) são piretróides, o consumidor além de sofrer a DENGUE é lesado, pois pensa estar comprando um produto para eliminar mosquitos o que NÃO É VERDADE!
    Além de tudo vários funcionários estão com problemas pois este produto é bastante tóxico!

    ResponderExcluir
  5. Prezada Bia,

    Em primeiro momento, é interessante chamar atenção que aranhas não são insetos (sic).

    Para chegar ao mercado consumidor, os inseticidas são testados, e os piretróides atuam sim provocante a morte dos insetos.

    O que ocorre, que causa a falsa impressão de que apenas espantam, é que os insetos resistentes estão sendo selecionados, de tal modo que se torna mais difícil a cada dia seu controle.

    Fabricio Marques
    Licenciado e Bacharel em Química (UFV) e Mestre em Agroquímica pela (UFV). Dissertação defendida na área de Inseticidas.

    ResponderExcluir
  6. Caro Fabrício,
    Obrigado pelo comentário e ajuda. Eu ainda não tinha respondido para a Bia e concordo plenamente com sua resposta. Ainda complementaria dizendo que esta avaliação da eficiência dos piretróides no controle de pernilongos é ainda mais difícil de se medir sem ser em situações experimentais controladas. Há muitos fatores que influenciam. O controle destes insetos na fase adulta é complexo, e muitas vezez, mesmos com aplicações de fumacê, que efetivamente matam os pernilongos o efeito pode não ser notado, pois a circulação dos insetos é muito grande e novas levas estão sempre retornando para a área tratada. Quanto menor a área tratada mais difícil será a percepção do resultado do controle.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Humberto ,meu nome e Márcio e estou estudando biologia e gosto da area e controle de praga.Gostaria de saber se você tem algum material que possa estar me enviando ,sobre controle de barrata,cupim e ratos.
    bioguedes1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Quem pode lhe fornecer este tipo de material são os fabricantes dos inseticidas. Tente entrar em contato com o departamento técnico dos grandes fabricantes.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se os piretroides mas exato (DANIMEN) matam escorpioes? Ou se te algum mas eficaz? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Juliano,
      Não conheço este produto. Os mais eficientes contra escorpiões são os microencapsulados, como o Demand e o Diacap

      Excluir
  10. A empresa bonfim controladora de pragas fala no orçamento que vai usar Inseticida piretroíde e ativo diclorvos na descupinização do meu apartamento. será que mata mesmo cupim?
    Maristela oliveira

    ResponderExcluir
  11. Resposta ao comentário de 18 de março:
    Estes produtos matam cupins, mas o sucesso do controle depende muito mais da técnica e qualidade da aplicação do que dos produtos em si.

    ResponderExcluir
  12. APLIQUEI K-OTHRINE EM UMA PLANTAÇÃO DE TOMATES CEREJA, INFESTADA DE GAFANHOTOS, FUNCIONOU; QUANTO TEMPO DEVO ESPERAR PARA VOLTAR A CONSUMIR OS TOMATES?

    ResponderExcluir
  13. Amigos,
    Algum procedimento para matar aranhas peçonhentas? Moro num sítio e sempre após uma chuvinha aparecem várias. E o duro é que aparecem com frequência duas bem venenosas, a marrom e a armadeira. Alguém tinha me sugerido água sanitária. Joguei em uma, mas, ela correu e não vi se ela morreu ou não. Abraço amigo,

    ResponderExcluir
  14. Olá Humberto!
    Achei o seu blog por acaso na net numa pesquisa sobre aranhas. Moro num sítio numa região onde a incidência de aranhas do tipo marrom e armadeiras é diária, além da casa ser de pedra. Tenho duas caranguejeiras que moram entre as pedras da cozinha e da sala. Já fiquei amiga delas. O caso é que não estou sabendo lidar com as perigosas. Só essa semana tive que lidar com 3 armadeiras. Tentei utilizar o K-othrine, mas, não tem sido eficiente. Por último me falaram em água-sanitária. Joguei em uma ainda agora e ela fugiu, não consegui ver o resultado. Conhece algum veneno ou método eficaz? Não sou a favor do uso de produtos químicos como venenos, mas, neste caso, já estou jogando a toalha... Gratidão pelo retorno...

    ResponderExcluir
  15. Estou sofrendo em minha casa com Pernilongos, gostaria da ajuda de vocês, para saber a melhor marca de inseticida em spray, ja usei alguns de supermercados, mais não sei se foi o que eu escolhi, o efeito foi muito fraco, por isso se vocês poderem me indicar um spray que realmente funcione agradeço muito!!!

    ResponderExcluir
  16. Tenho um cão que vive dentro de casa, e gostaria de saber um produto que seja capaz de eliminar pulgas do ambiente caso existam, e que não seja prejudicial ao meu cão. Ele é um cão-guia, e portanto tem todo o controle necessário, mas desconfio de que as pulgas andaram furando o bloqueio. Viajamos no fim d ano e ele foi picado por carrapato. Descobrimos há poucos dias que ele de fato teve esse infortúnio. O K-otrine líquido, aquele que misturamos 10ml em 1l de água, é eficiente para matar pulgas? Se for o pó, como é que se deve fazer? Atenciosamente, Marcos André Leandro. www.enxergabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. ei Humberto... Meu nome é Juliane,
    sou colecionadora de cactos e suculentas e estou com uma infestação de formigas em meus vasos. posso usar K-otrine sem riscos para as plantas? . Será que posso aplicar K-otrine, desses líquidos para diluição que se compra em agropecuárias,

    ResponderExcluir
  18. eu uso organosfósforados para cupins de solo e k-htrine com incom cipermetrina
    para moscas no restaurante mas nao tem muita durabilidade em menos de 2 dias as moscas estao lar.. e no caso do cupim. com 6 meses aparessem em outro comudos. mi diz ai com fazer e qual o melhor principio para usar.. obrigado

    ResponderExcluir