sexta-feira, 8 de maio de 2009

Piolhos de cobra - Um pouco sobre muitas patas

Os piolhos de cobra são animais da classe diplópodes, pois apresentam dois pares de patas em cada segmento do seu corpo. Os recordistas apresentam mais de 750 patas.

Costumam viver sob folhas, pedras e troncos, mas às vezes costumam aparecer até dentro de algumas residências. Gostam sempre de locais úmidos.

Caminham lentamente, já que se alimentam de matéria orgânica morta, tanto animal como vegetal.

Quando ameaçados, se enrolam em espiral e podem expelir um odor forte contendo iodo e cianeto.

A grande presença deles nas residências pode se dar pelo excesso de irrigação das áreas de jardim. A diminuição da quantidade de água e da freqüência de rega pode ajudar no controle.

A desinsetização da casa também pode diminuir a entrada destes animais.

Sacos de estopa umedecidos podem servir como uma isca para capturá-los.

A foto ilustrativa eu tirei do link abaixo, onde há outras muito impressionantes de um surto de piolhos de cobra:

http://www.djweb.com.br/barao/barao/pq-universidades/piolho-de-cobra.htm

102 comentários:

  1. Humberto,
    Adorei as explicações..
    Estamos com invasões desses bichinhos no prédio em que moro e consequentemente invadindo meu apto. Passarei essas informações ao zelador.
    Obrigada.
    Eli (eafeitosa2000@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. huberto obrigada pela explicaçao
    na minha casa aperece esses bichos de vez enquando eu posso te fazer uma pergunta?
    eles têm esse nome(piolho-de-cobra)por que è
    relativo a cobra eles vivem perto de cobra?
    obrigada keke

    ResponderExcluir
  3. Minha casa de repente está cheia desse bichinho. Ele é um bicho sujo e nojento??? como a barata, por exemplo? Ele frequenta esgotos ou é °bichinho de jardim apenas? O que mais me preocupa é isso, fora o incomodo de toda hora esbarrar com um deles e ter o cuidado pra nao esmagar,,,nunca mais andei descalca pela casa... Me responda, please, ele é nojentinho ou nao¨? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele e nojento e pirigozo

      Excluir
    2. Ele não é perigoso, no proprio texto acima diz que se alimenta de materia organica, relaxa gente, ele simplesmente está no habitat que nos roubamos dele.... ele nao vai comer ninguem e muito menos picar ninguem,kk

      Excluir
  4. Olá Humberto, bom dia, gostei da matéria.
    Forte abraço Richard.

    ResponderExcluir
  5. Olá Humberto, boa noite!
    Adorei esta matéria!Na minha casa esxiste um jardim , possue ,uita grama, e eu tenho pavor desse bicho nojento, eu vi a sua dica para capturar este bicho, mas como tenho pavor dele nao vou conseguir tirar o saco de estopa do lugar, existe uma outra maneira para acabar com estes bichos? Uma inseticida?
    Muito obrigada.
    Mari.

    ResponderExcluir
  6. A empregada da minha casa , morreeeeeee , de medo desse bichinhoo rastejante . Fui ler a matéria ele não gostou muito . Pois ficou com mais medo ainda por causa do Iodo e do Cianeto .

    Uma pergunta ,
    Ele poder matar um humano??

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    O assunto passou a ser do meu interesse, pois no meu quintal está aparecendo dezenas deles e não sei o que fazer para acabar com eles. Aparecem até dentro de casa e eu procuro fechar todos os lugares possíveis. Já não aguento mais e preciso dar um fim nisso. Preciso de um inseticida. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  8. ola gostaria de saber como faço para eliminar esses bichos da minha residencia?

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADO PELA MATÉRIA. POR FAVOR ME RESPONDA ELE UM BICHO VENENOSO, PORQUE TEM ESSE NOME DE PIOLHO DE COBRA, OUVI DIZER QUE ELE TEM O MESMO VENENO DA COBRA.

    ResponderExcluir
  10. Táh, mais e aí, ele morde, pica ou pode pegar na mão????

    ResponderExcluir
  11. faltou falar a classe, reino, ordem, filo, família, gênero, e a espécie

    ResponderExcluir
  12. Aqui existem duas espécies, ambas entram em casas às vezes, mas acabam morrendo pela falta de umidade. Eles não picam, não são mortais ao ser humano e, exceto certas espe´cies bem grandes, também não causam mal às plantas do jardim. O único incoveniente deles é... que muita gente não gosta deles! Só isso.

    ResponderExcluir
  13. Valquiria Ribeiro27 de maio de 2010 17:07

    eles causam doença ? Humberto? eu mooroo de nojo desses bichos..
    mas a sua explicação foi muito eficaz
    obrigada

    ResponderExcluir
  14. esse bixo eu como todo dia

    ResponderExcluir
  15. Ola Humberto, estou feliz por saber um pouco mais sobre esses bicinhos nogentos que estão ivadido a minha casa e tirando o meu sossego, já q eu tenho um bebê de 06 meses e morro de medo desses bichos que sobe em tudo entrar no berço do meu filho enquanto estamos dormindo, por isso eu estou desesperada tentado achar um jeito eficaz de impedir a entrada deles em minha casa ou melhor de extermina-los do meu quintal.
    eu tenho pavor desse bicho nojento, eu vi a sua dica para capturar este bicho, mas como tenho pavor dele nao vou conseguir tirar o saco de estopa do lugar, existe uma outra maneira para acabar com estes bichos? Uma inseticida?
    Muito obrigada.
    Lucia Nogueira

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber se existe algum produto quimico que se possa aplicar em locais onde existe presença constante de cobras.Essa area é rural sem plantio aprenaas mata.

    ResponderExcluir
  17. Nenhum inseticida apresenta ação sobre cobras.
    O ideal para combatê-las é deixar a área limpa, sem entulho e livre de ratos, que são seu principal alimento perto das casas.

    ResponderExcluir
  18. Cara Lúcia,

    Uma desinsetização da área pode ajudar no controle. Neste caso é melhor contratar uma empresa especializada. Outra dica é diminuir a frequência de rega do quintal, já que estes bichos adoram umidade.

    ResponderExcluir
  19. qual e o none cientifico dessa especie depiolho de cobra

    ResponderExcluir
  20. Pessoas, pelo que eu pesquisei, o "veneno" da criatura só causa coceira (se não for lacraia [tem gente que acha a mesma coisa ¬¬]) Um pó branco (veneno para formiga), mas eu não lembro a marca, mata eles se for colocado em cantos das casas.... Porém, eu acho que mata cães e gatos também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que este veneno que mencionou (pó branco) talvez seja o BHC que foi proibido há muito tempo além de ser cancerígeno e pode certamente matar pessoas também além de formigas, baratas, ratos, cães, etc - Se for o caso prefiro conviver com estes bichos e caçá-los usando a dica do Humberto.
      Aqui, uma dedetização feita por uma empresa especializada resolveu o problema

      Excluir
    2. Realmente, não precisamos ser tão agressivos. Uma desinsetização comum, feita por empresas especializadas, com inseticidas sem cheiro e de baixa toxicidade consegue resolver o problema.

      Excluir
    3. Pessoas, pelo que eu pesquisei, o "veneno" da criatura só causa coceira (se não for lacraia [tem gente que acha a mesma coisa ¬¬]) Um pó branco (veneno para formiga), mas eu não lembro a marca, mata eles se for colocado em cantos das casas.... Porém, eu acho que mata cães e gatos também.

      Excluir
  21. Olá a todos.
    Não pessoal. De uma vez por todas. Os piolhos de cobra ou embuás são extremamente inofensivos. Não mordem ou picam nada e nem ninguém. Eu aconselho a quem tem repulsa por causa de como ele, de não matar, pois são úteis na limpeza de materiais em decomposição. A ocorrência deles em casa não tem relação com má higiene e sim pontos de umidade.
    Seu nome também não tem nada a ver com cobras: existem centenas, milhares de espécies diferentes.
    Você pode ter pavor, mas é mais por não conhecer. São animais fantásticos. Qualquer dúvida sobre artrópode, insetos e outros, escrevam-me que vou responder com prazer: ddtaxe@ig.com.br
    Vinny!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada , eu precisava saber se eles picam ou nao

      Excluir
    2. Vc está enganado. Ele pica. Ontem eu estava dormindo e ele me picou, eu acordei e senti um negocio em baixo de meu corpo, eu tirei e rumei pra longe sem saber o que era ( Quase morro de nojo ). Quando acendi a luz era um piolho de cobra, ele saiu se arrastando pelo chão, ele mordeu meu braço, estava com uma coceira horrível, depois de coçar muito muito, no redor ficou vermelho pra caramba, depois começou a pinicar e parecia que estava queimando minha pele, ardeu pra caramba mais vai passando depois de horas

      Excluir
  22. fala sério fantastico , pega pra voçe

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. Assisti na tv um documentário muito interessante sobre eles, sim, é um gongolo. Eles comem matéria orgânica em decomposição e fazem super bem para o nosso jardim. São redondos e com muitos pés, diferentes da lacraia que, apesar ter muitos pés, não são de corpos redondos e sim têm o corpo achatado. Portanto, não matem os redondos, eles são do bem!!

      Excluir
  24. tio hunberto esse bixo morde

    ResponderExcluir
  25. o boa dica valew vou tentar matar essas praguinhas eles irritam muito.....

    ResponderExcluir
  26. eu tenho nojo desses bichos, odeio eles... so pelo simples motivos de odiar insetos. uma vez pisei em um descalça nossa tomei um banho logo depois. pq noa suportei. eca. minha casa e cheia desses bichos.

    ResponderExcluir
  27. Tathiana (de Taubaté)26 de abril de 2011 10:26

    Olá Humberto,
    Estou pesquisando um maneira de eliminar uma infestação que está acontecendo no gramado que tenho em casa (aprox. 20m²) e encontrei seu blog.
    O bichinho que estou tentando eliminar é parecido com esse da foto mas um pouco diferente. Tirei várias fotos mas não sei como enviar para seu conhecimento. Ele é segmentado e tem 2 patinhas por segmento. Os menores são bem claros, amarelados e os maiores são escuros por cima e claros por baixo. Têm aproximadamente 2 cm de cumprimento e o maior que vi tinha uns 3 (no máximo).
    O problema é que tenho um bebê de um ano e 2 meses em casa e chego a matar mais de 100 por dia. Na área externa não posso deixar meu filho brincar.
    Você pode me ajudar?
    Abraços e parabéns pelo blog.
    Tathiana

    ResponderExcluir
  28. Cara Tathiana,

    Pode mandar as fotos para meu e-mail:
    hcj@uol.com.br
    Pelo que você fala, parecem ser lacraias, mas a foto me ajudaria a confirmar.
    Se for isto mesmo, vou ver se faço um post sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  29. Humberto piolho de cobra transmite alguma doença?
    pois um dia calçei um tenis que tinha um dentro
    o meu dedo ficou roxo por uns 15 dias....
    não fui ao medico, mas estou muito preoculpada agora...abraços

    ResponderExcluir
  30. HUMBERTO BAYGON MATA PIOLHO DE COBRA?

    ResponderExcluir
  31. Cara Elaine,

    Baygon, se for jogado diretamente sobre um piolho de cobra o matará sim, mas uma ação residual, que diminuiria a chance de outros aparecerem dependerá muito da formulação do spray, não sendo o produto mais indicado.

    ResponderExcluir
  32. ola, na minha casa especialmente o banheiro esta infestado desses bichos e eu morro de nojo, sera que nao tem outra maneira de acabar com eles?me disseram pra colocar naftalina sera q funciona????

    ResponderExcluir
  33. como eliminar de uma maneira mais rapida.

    ResponderExcluir
  34. Complementando o post: a substancia que eles secretam (raramente) é bastante acida e pode queimar.
    Para eliminá-los, se a infestação for muito grande, pode-se usar qualquer produto a base de Deltametrina; há alguns em dosagem indicada para jardins e outros para áreas urbanas.
    K-Othrine é muito bom para quintais, mas deve ser aplicado com muito cuidado pois é forte e afeta todos os insetos do ambiente, fazendo com que eles saiam da toca. No entanto, garante proteção na casa por uns 4 meses.

    ResponderExcluir
  35. HUMBERTO FOFO ,PIOLHO DE COBRA MATAAAAAAAAAAAAAA???????????????????? ME DISSERAM QUE MATA MAIS RAPIDO DO QUE UMA COBRA.

    ResponderExcluir
  36. Humberto meu querido aqui é sandy de sjc ,sp
    me diga uma coisa ESTE BICHINHO NOJENTO MATAAA????
    me falaram que mata . responde por favor

    ResponderExcluir
  37. adorei as explicaçãos ajudo muitto na lição ki eu tinha ki fazeer muitto obriigadoo admiro muitto seu trabalhoo tte amooo gostozooo!

    ResponderExcluir
  38. Olá Humberto
    gostaria de saber se Ficam da Bayer mata piolho de cobra ja não sei mais o que fazer estou louca da vida com eles, e o engraçado que eles começam a se manifestar em mais quantidade é a noite porque será?A unica maneira que consigo matá-los sem esmagar pois me da nojo é jogando água quente neles, eles andam até de dois um em cima do outro, se vc tiver uma receitinha boa para eu poder no meu quintal por favor me salva...

    ResponderExcluir
  39. eu morro de meeeeeeedo msmo
    FOBIA--uma vez meu irmao ia jogar emcima de mim eu fiz um maio escadalo e dps eu me pergunteiiii nossa q escandalo hien por calsa desse bixinho
    +eu morro de medo msmo

    tenho pavor ate dessa fto ae de cima


    eu hien!

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. onde eu moro tem um monte de piolho de cobra já chegou a ter um na minha bolsa de 20cm

    ResponderExcluir
  42. ontem eu fui trabalhar , coloquei meu tenis e esmaguei um pedaço de um piolho-de-cobra.

    quando cheguei em casa (umas 12 / 13 horas depois), tomando banho descobri que meu dedo e regioes em volta estavam pretos como se fosse sangue pisado... confesso que bateu um desespero!! kkk

    esse bicho causa alguma doença, ou danifica algum orgão? me ajuda ae? PF

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não causam mal algum, mas quando esmagados liberam um cheiro desagradável, que talvez seja um pouco irritante para a pele de algumas pessoas. De qualquer forma, neste seu caso é bom consultar um médico para exame.

      Excluir
  43. Humberto tenho trauma .por causa do piolho de cobra. e fiquei sabendo q a mordida dele pode matar. q é mais perigosa do q a de uma cobra. ISSO É VERDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade não. Os piolhos de cobra não mordem e muito menos matam. Se pisarmos neles só serão esmagados, liberando um cheiro desagradável. Só isso.

      Excluir
    2. Tio Humberto um deles caiu na minha rede e me picou, eu não cocei apenas passei álcool no local , o que voce indica fazer no caso dele picar?

      Excluir
  44. Bem eu particularmente achava q o nome desse bicho fosse embuá e piolho de cobra fosse outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os piolhos de cobra também são chamados de embuá ou gongolo.

      Excluir
  45. oi o que esse bicho pode causar ao ser humano, pode fazer algum mal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz mal nenhum. Só incomodam em grande quantidade, mas não fazem mal para a saúde.

      Excluir
  46. gente tbm estou atras de uma receita para acabar com isso aqui em casa, mas pelo que li aqui , não temos muito o que fazer , o jeito é conviver com esses bixinhos perambulando pela casa toda eita vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já comentei em outras respostas, uma desinsetização tradicional, feita por empresas especializadas, costuma ser o suficiente para resolver o problema.

      Excluir
    2. ola anonimo. por favor NAO se conforme com essa situaçao. ha 8 meses o quintal onde moro tb foi invadido por eles, e a unica moradora q se incomoda, q se importa e procura soluçoes sou eu. o unico jeito q deu certo ate agora de mata-los antes q entrem em casa, foi espalhar NEOCID MORTEIN EM PÓ na entrada de casa. só tome MUITO CUIDADO COM ANIMAIS E CRIANÇAS, pois é um inseticida, UM VENENO. pense bem se é viavel pra vc ou nao. nao estou induzindo a usa-lo, só estou compartilhando q no meu caso funciona. mas ainda vou dar um jeito de acabar definitivamente com eles, com ou sem o apoio dos outros moradores. afinal de contas, quem paga o aluguel da minha casa sou eu, entao é meu direito morar la, e nao os irritantes, indesejaveis, insuportaveis piolhos de cobra, ok?

      Excluir
  47. Gente, acabei de matar um piolho de cobra, ou melhor, joguei-o no vaso sanitário para que ele não volte nunca mais.

    ResponderExcluir
  48. Como Faso pra desaparecer? Ele tem veneno igual a cobra? Ele fica perto de cobras?

    Elivane

    Email: cristiane_20111966@hotmail.com ou elivane_2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não ele não tem veneno e não fica perto de cobras

      Excluir
  49. Eu peguei em embuá e a substância na pele dele deixou um cheiro desagradável nos meus dedos :(
    Lava a mão não deu jeito. Tem algum remédio pra tirar esse cheiro chato?

    ResponderExcluir
  50. olá hunberto encontramos um piolho de cobra mais fininho e clarinho dizem que este tipo é perigoso igual a cobra sua mordida é venenosa séra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que é uma lacraia? Se tiver fotos pode me mandar pelo e-mail hcj@uol.com.br

      Excluir
  51. obrigado pelas explicaçoes, pois achei um no corredor ñ tenho entulho,etc. passei mal e nervosa o dia todo. Agradeço de coraçao de.

    ResponderExcluir
  52. OI HUMBERTO, NÃO SUPORTO MAIS ESSE BICHO CHEGO ATÉ A TER PESADELOS COM ELE, MEU DEUS, AGORA QUE LI SUAS DICAS VOU TIRAR TODAS AS PLANTAS DE CASA E TAPAR TODOS OS RALOS, A TEM UM PRODUTO QUE JOGO NO QUINTAL QUE É O MORTEIN AEROSOL O PRETO MATA POR 6 SEMANAS, ELES MOREM ASSIM QUE ENTRAM NO MEU QUINTAL,QUE NOJO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu uso talfon top se adicionar agua.

      Excluir
  53. Pense pelo lado bom, acho que é melhor aparecer piolho de cobra do que ratos ou baratas. Não é necessário se desfazer de todas as plantas, é só não exagerar na quantidade de água.

    ResponderExcluir
  54. Olá Humberto, e obrigado de antemão pelos seus esclarecimentos a respeito dessa praga. No meu serviço há uma infestação muito grande desse piolho de cobra, principalmente a noite, horário em que trabalho. Gostaria de saber se existe algum predador natural, pois tenho observado a presença de lagartixas, não muito, mas bem alimentadas, embora eu não acredite que elas venham a comer, devido as substâncias que eles exalam. Esses piolhos entram em alojamentos e outros setores térreos. Sem dúvida existe um terreno descampado que tem entulho, e essa praga só veio a aparecer no verão atual, nunca antes observado. Matamos vários a noite, mas é pior do que moscas. Voce mencionou o desequilíbrio ecológico da área. De fato ali é um mini ecossistema, com direito a morcegos a noite entre outros pássaros de dia, e toda a linha de insedtos domésticos que se possa imaginar, ratos,exceto a pouca presença de baratas. Eu sei que é um quebra-cabeças esse texto, mas se voce puder discernir baseado nesses fatos lhe serei mais uma vez muito grato.

    ResponderExcluir
  55. gente como se chama a casca do piolho de cobra?

    ResponderExcluir
  56. gente como é o nome sientifico do piolho de cóbra

    ResponderExcluir
  57. HUMBERTO, boa tarde rapaz o bicho é doido e nogento o enzima que ele solta queima, minha filha teve q ir para o hospital com a mão queimada teve que tomar medicamento. gostaria de saber como exterminar mas mediante suas respostas!! abraço

    ResponderExcluir
  58. Humberto esses piolhos de cobras são inofensivos mais se eles estiverem no quintal da qual cobra ele veio essa cobra pode estar por perto ???

    ResponderExcluir
  59. oi!sempre aparece em minha casa...tento matar com alguma coisa...mais eles demoram morre...e acabo tocando fogo nele...e sempre aparece em lugares úmido...como fasso pra eliminarem???ter esses bichinhos aqui é sinal que a cobra por perto???me responda por favor!!!obrigada...

    ResponderExcluir
  60. Humberto, bom saber que são (quase) inofensivos para nós. Aparecem por aqui e pensava que saiam do ralo dos banheiros, que passei a tampar.Como gosto de fotografar insetos e outros pequenos, fiz alguns 'closes' do bichinho (pegando com papel) e descobri que tem uma cara até simpática.
    Meu receio era de que pudessem transmitir alguma doença. Como os conheci de perto, não tenho mais coragem de matá-los. Coloco um papel encorpado por baixo - eles sobem, na maioria das vezes. Então eu os devolvo para o mato. Se conseguir, mando umas fotos para seu mail. Abç. Ops, vou publicar como anônimo pois não consigo fazê-lo nas outras opções

    ResponderExcluir
  61. boa noite. gostaria de ajuda para poder acaber com esses bichos que começaram a aparecer em casa. vc sabe dizer se tem algum meio de eu poder acabar com eles de uma vez por toda? se anafetalina ajuda em alguma coisa ou não resolve em nada?
    obrigado pela ajuda.
    abraço.

    ResponderExcluir
  62. Humberto, gostei muito do seu blog.Continue postando muitas coisas interessantes. Gosto muito dessa área. Sou apaixonada em animais,também quero fazer Biologia. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  63. Muito Obrigada, Humberto. Há alguns dias, depois de forte chuva, o piolho de cobra todo preto de até 2 cm começaram a aparecer no ático (enroladinhos). Descobri que tinha um vazamento no telhado e já foi consertado. Como eles subiram até lá que é estranho. Mas agora ele aparece em todos os lugares da casa, principalmente proximo ao lavabo no térreo. Como não conseguia ver de onde estão vindo, estava começando ficar preocupada. Os ralos de casa são todos daquele que fecha. Vou contratar um empresa, pois meus jardins são pequenos e não há acúmulo de aguá. Até mais. Angela

    ResponderExcluir
  64. ola Humberto, parabens pelas informacoes postadas, eu gostaria de saber se a presente desse animal dentro de casa estaria relacionada a fatores de igiene do ambiente domestico. desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  65. Parabens Humberto. A presenca desse animal em ambientes domesticos eh relativa a igiene do mesmo..?

    ResponderExcluir
  66. Oi,eu morro de medo destes bichos,tenho total consciência que eles não fazem mal algum mas é mas forte do que eu,entro em panico entro em estreia,não sei como ter auto controle...e infelizmente meu marido mata todos não consigo nem ver fotos deles...

    ResponderExcluir
  67. Morro de medo entro em pânico entro em estéria,não consigo nem ver foto ilustrativa passo mal,não sei como ter auto controle e já ate virou motivo de ameaça de pessoas que sabe que eu tenho medo.Infelizmente meu marido mata todos.
    Eu sei que eles não fazem mal algum não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  68. humberto eu queria saber se piolho de cobra mata ou nao mata
    meu nome e caio

    ResponderExcluir
  69. ai ey uuuuuuuuuuuuuu-------------------morrrrrrrrro de mdeo \||? (a) <3 uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    :)
    :0
    :@
    :(
    :)

    ResponderExcluir
  70. não mostra o que acontece com o membro picado

    ResponderExcluir
  71. Humberto, galinha se alimenta de piolho de cobra?

    ResponderExcluir
  72. Eu queriia saber uma coisa, os piolhos de cobra trocam de casca?

    ResponderExcluir
  73. Eu uso talfon top,e todos os que entram em contato com o produto nao sobrevivem.E um remedio para pulgas e carrapato.Coloco o po em volta da minha varanda,toda e eles nao entram mais na minha casa e o melhor eles morrem!talfon top use ele em po nao adicione agua.

    ResponderExcluir
  74. Tenho uma planta em casa que o vaso fica cheio desses bichos. Se eu diminuir a quantidade de agua, os bichos irao sumir?

    ResponderExcluir
  75. tenho uma casa de campo num terreno de 1700 mts, e estamos sofrendo com milhões deles, aandando em volta da piscina, já estamos enojados, tentamos vários venenos, mas n conseguimos acabar com eles...tenho uma pequena horta, e há milhões deles (ainda em formação)na terra dos canteiros. POSSO COMER ESSAS HORTALIÇAS ?

    ResponderExcluir
  76. tenho milhões de piolhos de cobra, inclusive na minha horta, quando vou plantar vejo milhões deles ainda em formação dentro da terra. Também não pudemos usar a piscina esse verão porque eles tomaram conta da área em volta e mesmo dentro da piscina. Já tentamos vários inseticidas indicado p casas de agrônomos, tudo em vão. Podemos nos alimentar das hortaliças mesmo sabendo que eles estão dentro da terra aos milhões ?

    ResponderExcluir
  77. tenho uma área de 1700 mts totalmente infestada pelos piolhos de cobra, já tentamos de tudo, vários venenos e parece q cada dia tem mais. Tenho uma horta no local, e qdo fui revolver a terra vi que tem milhões em formação nos canteiros, diminuímos o tempo de irrigação pela metade, não adiantou...esse verão não pudemos usar a piscina, porque ficou infestada deles, dentro e em volta da área em volta da piscina.. Podemos comer os produtos da horta? Já perdi o prazer de curtir meu jardim...me ajuda´por favor

    ResponderExcluir
  78. Pelamordedeus!!!!preciso acabar com estes bichos nojentos; são muitos, centenas.tenho jogado um veneno chamado ARRAZE, parece que funciona um pouco, mas mesmo assim eles persistem, aparecem à noite, não sei porque. Gostaria de saber como eles se reproduzem prá facilitar o combate; como é o ciclo de vida deles; tem algum outro bicho que gosta de comer ele? Alguém pode me ajudar? Socorro.
    Silvio

    ResponderExcluir
  79. Queria saber em desenho suas partes do corpo e o numero de patas para um trabalho

    ResponderExcluir