sábado, 16 de maio de 2009

Siriris ou Aleluias

Estes insetos que ficam voando ao redor das lâmpadas de nossas casas são os reprodutores dos cupins que, na região sudeste, começam a aparecer nesta época de agosto e setembro, podendo se prolongar até março. Eles aparecem sempre no final da tarde de dias quentes, normalmente após um período mais frio.

Todas as espécies de cupins, algo ao redor de 500 no Brasil, produzem os siriris, mas só duas ou três é que podem trazer problemas aos nossos móveis. Porém, como as grandes cidades estão infestadas destas espécies ameaçadoras, não é incomum que justamente os reprodutores delas entrem em nossas casas.

Mas não é preciso se desesperar com a presença deles. De cada um milhão, apenas um casalzinho terá sucesso em formar uma nova colônia. Mesmo assim, não custa nada fechar as janelas na hora da revoada, que não dura muito mais do que uma hora. Deixe também o menor número possível de lâmpadas acessas dentro de casa.

Quando a entrada deles for inevitável, ponha uma bacia com água embaixo da lâmpada de maneira que, quando caiam, não possam ficar circulando pela casa. A desinsetização semestral do imóvel também evita que eles possam ficar andando livremente pelo chão.

12 comentários:

  1. Oi meu nome é Márcia, parabéns por criar um blog
    que além de útil é muito interessante. Além deste
    comentário gostaria de tirar uma dúvida.
    Cupins e siriris, eu tenho essas duas pragas hospedadas na minha casa. Minha dúvida "São os siriris reprodutores dos cupins ou os cupins que produzem os siriris."
    Obrigada por dividir seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Os siriris são cupins com asas, e são eles que irão procriar para formar uma nova colônia. Que passará a ser mantida pelos ovos postos por uma rainha. Com a colônia já madura, no verão novos siriris começam a surgir no cupinzeiro e sairão voando dando continuidade ao ciclo da espécie.

    ResponderExcluir
  3. Mas quem é que cava a madeira? O adulto e entra nela pra depositar os ovos ou os filhotes?

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente o casal reprodutor é que começa a cavar a madeira. Assim que as operárias vão nescendo elas assumirão este trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Na minha casa surgiu os siriris, mais precisamente no banheiro e na sala, como posso achar o foco e como eliminá-los. Obs. no resto da casa e fora da casa não tem.

    ResponderExcluir
  6. oi, no forro da minha casa apareceu ulguns siriris, passei veneno de perne longo ai comessaram a surgi mais e mais , o que faser para acabar com eles o pior é que o forro é de pevece não sabia que eles tambem se procriam ali! por favor me ajude!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gislaine,

    Os siriris podem sair voando de dentro de alguma madeira ou até mesmo de dentro da parede ou de conduítes elétricos existentes no forro, nunca do pvc. Podem também vir voando de alguma outra casa e entrar no seu forro atraídos por alguma luminosidade.
    Seria importante um profissional inspecionar a área para tentar achar o ponto de origem.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou com esse problema também! Porem gostaria de saber se eles podem comer, (não sei se é bem essa palavra), roupas!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, na minha casa os cupins invadiram o meu guarda-roupa, eu
    joguei veneno e depois joguei o móvel fora,mas observei que atrás da parede onde ele estava tem tem um furinho na parede e coloquei o veneno lá com a mangueirinha, e vi que me parece bem extenso o furo,pois o veneno entra sem fim,eu jogo veneno todo dia mas não sai nada pra fora, nem aquela terrinha dele,será que eles tão fazendo um ninho?

    ResponderExcluir
  10. EU TIVE UM PROBLEMA PARECIDO E O QUE DEU RESULTADO FOI IR AO POSTO DE COMBUSTIVEL E COMPRAR UMA GARRAFA DE 600ML DE ETANOL ...AE VC COMPRA UMA SERINGA DE 5ML...PUXA E INTRODUZ NOS FURINHOS........TODOS MORREM PELO CHEIRO E PELO LIQUIDO MAS TEM QUE REPETIR VARIAS VEZES ATE DAR FIM NOS MALDITOS.

    NUFÃO

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE qual produto pra eliminar de vez ,,,,pois esses bichinhos furam roupa

    ResponderExcluir
  12. Na minha casa só aparece cupim no meu quarto. Todo dia eu tenho q aspirar o chão pq fica cheio de asinha. Já mandei dedetizar, mas agora q esquentou de novo, esses bichos voltaram. Por que só meu quarto que aparece? Como faço para não atraí-los?
    Obrigada

    ResponderExcluir