quinta-feira, 28 de maio de 2009

Todos Contra a Dengue

Postagem originalmente publicada na primeira versão do Blog das Pragas em 01/04/2008, quando o Rio de Janeiro vivia uma epidemia de Dengue.

Mais do que o grande número de casos registrados, o que tem chamado a atenção é o grande número de mortes, percentualmente muito maior do que na última epidemia. Talvez isto demonstre falta de informação das pessoas, que demoram a suspeitar da doença e, principalmente, falhas e demora no atendimento no sistema de saúde.

Todas as esferas do governo têm sua parcela de culpa no caso mas, acho que a maior responsável é a Prefeitura do Rio, por ter condições de acompanhar e controlar a doença mais de perto. Além disso, está evidente há anos o sistema de saúde no Rio anda muito precário.

A população como um todo também têm grande parcela de responsabilidade, já que os principais focos de criação do mosquito ocorrem dentro das casas. Muitas pessoas, enquanto não sentirem na pele as conseqüências do problema, não olham para o próprio quintal e continuam agindo como se o problema não tivesse nada a ver com elas. Todos temos responsabilidade e devemos buscar as informações necessárias para ajudar neste problema.

A partir deste link do uol é possível obter muitas informações sobre a doença, os mosquitos e a epidemia: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2008/03/27/ult4476u24.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário