sábado, 9 de maio de 2009

Traças de grãos

Cada vez está ficando mais comum as pessoas reclamarem comigo do aparecimento de umas pequenas mariposas que começam a aparecer principalmente na cozinha e na despensa das casas, inclusive, e às vezes principalmente, dentro dos armários.

Trata-se da traça dos grãos. Estes insetos muitas vezes vêm dentro de algum alimento que compramos. Podem se desenvolver em embalagens de macarrão, farinhas e sementes, como nozes, castanhas e etc.

Uma vez instalados dentro de casa, vão completando seu ciclo de reprodução e atacando outras embalagens.

Para a solução do problema, devemos primeiro tentar identificar quais alimentos estão sendo atacados e descartá-los. Além disso, pode ser necessário proteger as outras embalagens de grãos, sementes, macarrão e farinhas dentro de potes plásticos, evitando que as mariposas que já estão voando pelo local possam pôr seus ovos nestes alimentos e iniciem um novo ciclo de reprodução.

Por último, pode ser necessário aplicar algum inseticida no ambiente em que elas estão aparecendo. Nesta medida, deve-se ter muito cuidado, já que os principais focos estão nas áreas de alimentos. Os armários devem ser completamente esvaziados para aplicação do inseticida e os utensílios e demais materiais presentes na cozinha devem ser protegidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário