sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ultra-som para repelir animais e insetos

Existem no mercado vários tipos de aparelhos de ultra-som para repelir insetos e roedores. Podemos encontrar dos mais simples e baratos, a serem colocados nas tomadas, até os mais caros e sofisticados, aparelhos maiores para repelir ratos e morcegos.

Agora acabo de ver uma notícia, que na Tailândia, um programador fez um software com esta mesma função, através da emissão de 5 tipos diferentes de ondas sonoras: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062003/11062003-9.shl

Teoricamente, estes produtos funcionam já que para muitas espécies de insetos e animais existem freqüências específicas de som que os incomodam; mas, é muito importante conhecermos algumas limitações:

- Para cada espécie animal as freqüências a serem utilizadas são diferentes, portanto não existe um aparelho mágico que servirá para todos os bichos.

- Este aparelhos só repelem os animais daquela área onde a onda chega e, portanto, eles poderão fugir para áreas bem próximas.

- Em áreas com móveis, as ondas sonoras batem nos objetos e voltam, formando áreas de “sombra”, onde as ondas não chegam e portanto podem servir de abrigo para os animais indesejados.

- Muitos animais, como os ratos, podem não usar as áreas como esconderijo, mas simplesmente como locais de passagem. Desta forma, a presença do aparelho pode não ser suficiente para inibir o animal.

Portanto, a resolução de problemas com estes aparelhos não é muito simples, e antes de sair gastando dinheiro com estes equipamentos, é bom consultar um profissional da área para ver, se no seu caso, estes aparelhos realmente são uma boa opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário