sábado, 6 de junho de 2009

Cupins Usados Como Arma em Protesto

Em março, manifestantes da Via Campesina, invadiram um porto da empresa Aracruz, e além de usarem tinta, água e combustível para danificar os fardos de celulose, resolveram inovar e jogaram cupins em cima do material.

Tudo bem que os cupins se alimentam de celulose, mas retirados da estrutura de seus ninhos e expostos à luz do sol, estes bichos morrem rapidamente e devem ter contribuído muito pouco com o estrago provocado.

Aproveito para esclarecer uma dúvida muito frequente. Principalmente em relação aos cupins de solo, se pegarmos um livro ou um pedaço de madeira que está sendo atacado e o transferirmos para outra área, os cupins poderão sobreviver por algum tempo e até causar pequenos danos, se forem colocados em contato com outras peças de madeira ou papel, mas não conseguirão se instalar e formar uma nova colônia, já que os ovos e os reprodutores não se encontram na peça transportada.

Já móveis atacados por cupins de madeira seca, podem ser transportados com sucesso de uma casa para outra, já que as colônias são bem menores e estão sempre dentro do móvel atacado. Mesmo assim, a transmissão costuma se dar através dos reprodutores alados, podendo demorar anos para que aconteça. Portanto, não é preciso se desesperar achando que eles vão se espalhar por toda casa em pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário