sábado, 6 de junho de 2009

Novamente os siriris

* Postagem de 02/09/2008 no meu antigo Blog das Pragas

Há exatamente um ano escrevi aqui no blog sobre os siriris ou aleluias, reprodutores dos cupins que costumam aparecer nesta época do ano.

http://blogdaspragas.blogspot.com/2009/05/siriris-ou-aleluias.html

Pois bem, já chegou a época deles novamente. Há uns 20 dias presenciei a primeira revoada do ano aqui em São Paulo.

Esta é a época onde muitas pessoas começam a constatar problemas de cupins de solo em suas residências, já que os cupins preparam saídas do ninho para o vôo dos alados.

Este ano consegui pegar em flagra a decolagem dos siriris de um foco em uma árvore no condomínio onde moro. Existiam uns três pontos por onde eles saiam voando e nas imediações pude notar a presença de alguns soldados vigiando todo o processo. Seria uma cena bonita de se ver se não parasse para pensar no potencial de dano destes bichinhos.

2 comentários:

  1. Olá. Preciso de sua ajuda. Adorei seu blog e tirei uma grande dúvida sobre esses cupins siriri. Bem, quando descobri já tinham comido parte da minha estante. Estavam também no armário da cozinha e no quarto do meu filho. Mandei dedetizar, passei 4 dias fora de casa e agora percebo que eles estao aqui, voando. Acho suas asas e eles caminhando. Será que o inseticida usado nao funcionou? Meu marido acha que vem de fóra. O que faço?
    Meu email é clfreyre@hotmail.com
    Aguardo uma ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Os siriris também podem vir de fora, atraídos pelas luzes. Mas com áreas atacadas dentro de casa é bem provavel que estejam vindo daí de dentro mesmo.
    Os efeitos do tratamento podem demorar mais de um mês para aparecer e, durante este período ainda é normal se notar a presença deles. Durante este período podem aparecer até em maior quantidade, pois estão sofrendo com a ação do inseticida.

    ResponderExcluir