sábado, 6 de junho de 2009

O Big Brother e as Pragas

Todo ano é a mesma coisa, nesta época do ano, em pleno verão as pragas domésticas invadem a casa mais famosa e vigiada do Brasil.

Ano passado já escrevi sobre os carunchos, quando o vencedor do Big Brother, Rafinha, encontrou estes bichinhos no pacote de macarrão: http://blogdaspragas.blogspot.com/2009/05/as-pragas-no-bbb-8.html

Este ano foi a vez das formigas, que ganharam papel de destaque no programa. A participante Ana Carolina, foi atacada pelas formigas no jardim e resolveu usar todo o sabão em pó para combatê-las. Jogou em grandes doses o produto em cima dos formigueiros que encontrou pelo jardim, deixando muita gente irritada, já que ficaram sem o produto para lavar as roupas.

Esta ação nada convencional pode ter algum efeito quando o sabão é jogado diretamente nos formigueiros. O cheiro do produto pode inibir a comunicação das formigas através de seus feromônios. Isto pode dificultar o deslocamento das formigas, mas teria um efeito passageiro. Se o sabão fosse diluído em água e jogado nos formigueiros, poderia ter um efeito melhor, desestruturando e podendo até acabar com algumas colônias pequenas. Mas, na grande maioria dos casos esta solução caseira terá apenas um efeito paleativo ou poderia fazer apenas com que as colônias mudassem de lugar ou se dividissem, podendo até fazer com que se espalhem ainda mais. É o mesmo que acontece com outra receita caseira, que sugere a aplicação de detergente nos buraquinhos onde as formigas se escondem perto das pias da cozinha. Em alguns casos pode até funcionar, mas normalmente o efeito será nenhum ou muito passageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário