sábado, 31 de outubro de 2009

Pombo no Tráfico

Falando em pombos correio, quando eu estava pesquisando imagens para o post anterior, achei a seguinte imagem no Blog do Cícero, ilustrador:

Ela nos remete um post anterior que fiz falando sobre o uso de pombos para levarem celulares para dentro das penitenciárias:

http://blogdaspragas.blogspot.com/2009/06/pombos-como-uma-nova-arma-do-crime.html

Pombos correio

Os pombos podem voar a 100 km/hora. Eles têm um ótimo senso de localização espacial, baseando-se no campo magnético da Terra. Apresentam partículas de ferro na parte superior do bico que servem como a agulha de uma bússola ajudando-os a se localizar.

Os pombos correios sempre voltam para o seu local de origem e podem voar mais de 1000 km de distância, sendo utilizados para carregar mensagens.

Eles já são utilizados há milhares de anos. O Faraó Ramsés III anunciou sua subida ao trono através dos pombos. No Império Romano, as notícias eram mandadas das áreas conquistadas para Roma também através deles.

Durante as duas grandes guerras eles também foram muito empregados, já que as mensagens de rádio costumavam ser interceptadas. Os alemães, durante a Primeira Guerra Mundial, conscientes do papel e da importância dos pombos correio, chegaram a ordenar o seu extermínio nas regiões ocupadas.

Blog das Pragas na Revista Knowledge



O Blog das pragas saiu na seção de dicas de sites da edição de novembro da revista Knowledge, uma publicação da BBC e do grupo Duetto editorial.


Agradeço aos editores pela divulgação.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cubram os copos de água

Muita gente tem o costume de deixar um copo de água ao lado da cama para beber durante a noite. Pois bem, deixem sempre este copo de água coberto!

Mais do que os alimentos, a água é essencial para a sobrevivência das baratas e, por isso, elas são atraídas pela água. Já ouvi uma história de uma pessoal que, no escuro, ao beber o copo de água que havia deixado ao lado da cama, acabou engasgada com alguma coisa. É exatamente o que você já imaginou, uma barata havia caído no copo de água e o coitado engoliu a pobre da barata. Mas não acabou, ela ficou entalada na garganta e ao chegar no pronto socorro, quando os médicos resolveram entubar o paciente, eis que a barata saiu andando pelo tubo, agradecendo aos médicos por a tirarem de lá.

Acredite se quiser!