quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Traças de Roupas

Normalmente chamamos de traça aqueles casulos prateados, às vezes brancos, parecidos com semente de abóbora e que costumamos encontrar grudados por uma das extremidades em tetos, paredes ou armários. E é sobre eles que colocamos a culpa pelo aparecimento de roupas roídas. Esta associação está certa apenas parcialmente.

Estes casulos são as pupas da traça, que darão origem à traça adulta que apresenta asas e é uma mariposinha de cor clara e com tufos de pêlos avermelhados em sua cabeça. Só que tanto a traça adulta quanto a sua pupa não se alimentam. Quem se alimenta das nossas roupas são apenas as larvas das traças. Elas se alimentam apenas de lã ou de outros tecidos à base de pêlos naturais, já que o que consomem é a queratina existente nestes materiais. Outros tipos de tecidos como algodão e qualquer outro de fibra vegetal só serão atacados se estiverem impregnados com suor, óleo do couro cabeludo, ou alimentos como cerveja, leite e etc. Portanto, só o fato de não se guardar roupas usadas já ajuda no controle destes insetos.

Estas larvas ficam aderidas às fibras das roupas e são de difícil visualização. Vão consumindo o tecido até estarem prontas para formar as pupas, quando então saem da roupa à procura de frestas.

121 comentários:

  1. Olá,
    Comecei a perceber essas praguinhas no meu quarto nos ultimos tempos, encontro regularmente pelo parede uma ou duas.

    Além de tentar manter meu quarto ainda mais limpo, existe alguma outra coisa que eu possa fazer???

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Cara Renata,

    Em breve farei uma postagem só falando dos cuidados e formas de controle.
    Basicamente,se não está tendo problema com as roupas, o casulo aparece apenas em busca de locais com umidade e sombra. O controle pode ser feito apenas com a limpeza ou através de uma desinsetização.

    ResponderExcluir
  3. Olá Humberto!!
    Fiquei curioso em saber que tipo de bicho eram essas pupas que apareciam na parede e que todos chamam de traça. Resolvi pesquisar, porque as traças são insetos ametábolos e por isso não possuem estágio larval. Vendo seu blog pude entender que então isso não é uma traça e sim uma mariposa. Portanto chamar esse animal de traça está totalmente incorreto. Não é isso?

    ResponderExcluir
  4. as traças sam seres vivos poriço merecem respeito direito a vida e afetividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ficar com todas para vc,kkkkkkkkk

      Excluir
    2. kkkk,pode buscar as daqui de csa pra vc e monte um abrigo só para elas kkkkkkk

      Excluir
    3. gosto de comer traças

      Excluir
  5. Humberto,
    Bom Dia!
    algum insetizida específico? Esses "mata insetos" (ex. Baygon) traria solução?

    ResponderExcluir
  6. Respondendo ao anônimo de 4 de setembro.

    As traças são seres vivos, merecem respeito e direito a vida, mas AFETIVIDADE!!?
    Você quer dar carinho a uma traça. Como fará isso? Acha que ela vai gostar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto li seus comentários ref. traças estilo semente de abobora, aki em casa tem sempre não sabia que era traça, pois bem vc sabe o que fiz cloquei uma em um pote com um algodão úmido e farelo d pão para ver como ela desenvolve...
      nunca vi e como ela ficaria depois, mas estou com pena vou soltar me explica como ela fica qdo saiu do casulo e pra onde vai, ela voa??
      Grata
      soniacamps@cpovo.net

      Excluir
  7. Os sprays domésticos podem resolver problemas localizados ao serem aplicados diretamente nos insetos ou nas áreas onde costumam aparecer. Mas para problemas mais gerais, quando elas estão aparecendo em vários cômodos, aplicações de inseticidas profissionais podem sair mais baratas, serem menos tóxicas e darem um resultado melhor e mais duradouro

    ResponderExcluir
  8. Caro Danilo.
    Você está certo, mas não diria que é errado chamá-las de traça, já que popularmente a denominação é bem difundida e, portanto, já está fixada na lingua portuguesa.
    Desta forma, conhecemos como traças bichos bem diferentes mas que levam a mesma denomina'vão apesar de não fazerem parte do mesmo grupo.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Humberto, encontrei um único furinho em uma única blusa, não sei se posso dizer que é obras das tais traças, que na verdade não são traças (???? isso é demais pr cabeça de quem não estuda os bicinhos tão a fundo).
    Amanha vou dar uma limpeza mais aperfeiçoada, pois hoje esfriou um pouco e quando tirei um casaco de moleton do armario, achei um casulo dentro do bolso.

    Obrigada,

    Renata

    ResponderExcluir
  10. Caro Humberto, várias camisetas minhas de malha ( somente de malha) começaram a aparecer furadas na região do umbigo. Todas no mesmo lugar ( próximo ao umbigo) e somente na parte da frente. Algumas estavam penduradas no armário, outras dobradas em prateleiras. É possível que isso seja traça? Pois se for, é uma "traça engenheira", já que fura somente próximo ao umbigo, somente na parte da frente, escolhe só as camisetas de malha, independente de estarem penduradas ou dobradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses furos tenho em todas as blusas, é de vc encostar a barriga em algum lugar que em friccao com o botao de calcas ou bermudas furam. Pode ver q seus vestidos nao tem furos nessas areas, porque ninguem usa vestido com calca por baixo. Desculpe a intromissao Humberto.

      Excluir
  11. Cara Roberta,
    O tipo de tecido pode sim ser um diferencial e um atrativo a mais para o ataque das traças.
    Elas também atacam mais áreas das roupas onde pode haver maior incidência de suor o de restos de alimentos.
    Caso você use piercing no umbigo, pode também estar produzindo alguma secreção na área que esteja atraindo as traças.

    ResponderExcluir
  12. achei massa, porque em um trabalho valendo 10,0 eu tirei 10,0 graças a este blog!!!

    Valeuu kara.

    ResponderExcluir
  13. pontinhos marrons em roupas são marcas deixadas por traçãs???

    ResponderExcluir
  14. Pontonhos marrons podem ser fezes de alguns bichinhos, como traças ou de pulgas.

    ResponderExcluir
  15. Olá Humberto.
    Foi difícil achar comentários sobre esta praga.
    Aqui em casa tem muitas delas, especialmente no meu escritório, onde não tenho roupas. Desconfio da madeira da janela e principalmente do armário embotido já existente antes mesmo de vir morar no apartamento. Guardo livros e papéis nele, mas apesar disso não encontro nada furado. Creio que elas também se alimentem de algo relacionado a madeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Odilon,
      Na forma de casulo estas traças já não se alimentam de nada e procuram lugares com sombra e umidade apenas para terminarem seu ciclo e se desenvolverem.

      Excluir
  16. Caro Humberto, eu não sei o que fazer para tirar certas idéias de minha cabeça,por exemplo:
    eu me sinto mal quando eu tenho que matar um inseto, ou qualquer coisa viva. igual um comentário que foi feito sobre afetividade com inseto. não os tenho mas,não consigo matá-las sem que seja obrigatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve encarar como uma questão de necessidade, já que muitos destes animais considerados pragas podem nos trazer doenças ou danos materiais. Além disso, a partir do momento que alteramos o ambiente natural, construindo nossas casas, estes bichos se adaptaram a viver tirando proveito do nosso modo de vida. Se não os controlarmos, grandes desequilíbrios podem acontecer.

      Excluir
  17. Humberto, há um tempo tenho percebido esses casulos subindo nas paredesaqui em casa, mas não tinha idéia do que seria, sempre dou uma boa faxina, mas eles retornam. Graças ao seu blog entendi o que são... mas gostaria de saber se existe um inseticida específico, porque aqui em casa eles se multiplicam mais do que deveriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estão apenas pelas paredes, o ideal é removê-los apenas com a limpeza, mas sprays domésticos também podem ser usados. Procure algum que apresente efeito residual, já que manterão o efeito por algumas semanas ou meses.

      Excluir
  18. Humberto, estou tentando cultivar um gramado no quintal de casa, pois há bastante espaço no terreno, mas há uma grande quantidade das tais chamadas "cigarrinhas", certo dia estava com uma blusa amarela e durante uns dez minutos olhei para a blusa e estava coberta pelas mesmas, pesquisei e soube q não fazem mal algum mas incomodam bastante, o q devo fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Thais,
      Esta situação foge um pouco da minha área, mas realmente elas não causam mal algum. Pode ser apenas um desequilíbrio temporário ou seu aparecimento pode estar ligado com o excesso de umidade no gramado, excesso de matéria orgânica, ou a presença de algum tipo de planta que favorece seu aparecimento.
      A aplicação de inseticidas de jardinagem pode amenizar a situação, mas também terá efeito sobre outras espécies presentes na área.

      Excluir
  19. algum outro inseto ataca tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cupins e baratas eventualmente também podem causar estragos em tecidos.

      Excluir
  20. Humberto, apareceram várias roupas minhas "picotadas"como se fossem cortadas por tesoura,todas estavam dentro do guarda-roupa e foram aparecendo progressivamente. Será que pode ser algum tipo de bicho?

    ResponderExcluir
  21. Oi Humberto,

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog e pelas respontas.
    Eu descobri o mesmo problema aqui em casa e não sabia o que era até agora.
    Da mesma forma descobri furos em quase todas minhas camisas de malha e sempre na região do ombro esquerdo (no minimo engraçado.
    Tenho uma duvida - por causa desses "casulos, larvas ou traças" isso pode gerar mal chiro na casa, pois mesmo limpando e limpando sempre fica um cheiro horivel aqui. obs: encontramos muitas dessas larvas.

    Att

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo,
      O mal cheiro pode estar relacionado com a umidade, pois estes insetos adoram locais úmidos. Será que é isto?

      Excluir
  22. Olá, estou com um problema sério, minhas roupas estão aparecendo furadas já faz um bom tempo... Geralmente são roupas de malha, aquelas de tecidos mais moles, há 6 meses atras mandei detetizar minha casa por causa das roupas furadas, mas elas continuam aparecendo furada, e outo fator que me intriga é que nunca achei nenhum casulo de traça. Existe outro bixinho que possa furar as roupas ou só a traça mesmo? E o que fazer p elimina-las de vez??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara thayarinha,

      Normalmente é traça mesmo. Evite guardar roupas sem lavar. passe as roupas atacadas a feroo. Existem também alguns sprays específicos para traça, que podem ser aplicados com as roupas dentro do armário.

      Excluir
  23. Moro em uma casa de alvenaria e tenho uma mãe maníaca por limpeza, mas mesmo assim, estas pragas adoram habitar meu banheiro. Agora entendi o pq, a danadas adoram umidade...vou tentar os inseticidas então...obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  24. Roberta,

    Também estou com alguma "engenheira" em casa. Já perdi umas 10 blusas, sempre furadinhas ( às vezes 2 ou 3 furinhos)do umbigo para baixo.NUNCA achei nenhum casulo nem nada do gênero em casa, muito menos em meu armário. Já limpei de cabo a rabo e nada. Até já apliquei remédio para cupim, mas continua. Comecei a desconfiar que os furos são feitos pelo botão da calça da minha empregada quando ela vai passar roupa. Ela mesma já comentou que as cmisetas dela são cheias de furinho por causa do botão...ela raspa quando lava roupa, luoça, etc... Será? ( Elaine)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser. Existem casos em que as traças levam a culpa, mas a causa é outra.

      Excluir
  25. Tenho uma lavanderia e já conheço um pouco desse assunto, mas o difícil é convecer aos clientes que tais furinhos não aconteceram aqui ao serem lavadas as peças de roupas-agora vou indicar o seu blog, vai ser um alívio! Estou aqui com um edredon de malha em algodão que a cliente trouxe de volta após lavado por nós e que ficou o verão todo guardado. Tem um furo enorme que atravessou a fibra até o avesso e umas marcas escuras, duras e seguindo como um trilho,vários furos arredondados deixando a certeza de que foram resultado de algum ser vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do edredon, podem ser também por causa de cupins no armário ou até mesmo rato. Em lavanderias o ideal é fazer uma inspeção prévia na peça, já mostrando para o cliente furos pré existentes.

      Excluir
  26. Olá Humberto
    Cadê você???

    Por favor, ajude-nos com o misterio das traças engenheiras...O que acontece? Por que camisetas paarecem furadas no ombro esquerdo, ou no umbigo, por que exatamente no mesmo lugar? Dedetizei minha casa, lavei todas as peças do armário e o problema persiste... será que é traça mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As traças atacam áreas com acumulo de suor ou restos orgânicos, como manchas de alimento. Por isso existem áreas mais atacadas como próximo ao umbigo ou em regiões onde passa o cinto de segurança do carro.

      Excluir
  27. Deve ser algum tipo de fenômeno "fringe" as minhas blusinhas de malha molinha estão todas furadinhas na região do umbigo, parece que tem um molde de furar sempre no mesmo lugar....huuummm!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado né! As minhas blusinhas tb aparecem furadas nessa região. Mas, só as minhas, do meu marido não.Tô com uma raiva danada. KKKKK

      Excluir
    2. Amiga a traça adora roupas de malha...elas depositam suas larvas em nossas camisetas,com isso surge os famosos buraquinhos...que com o tempo vira uma peneira!!!
      Perdi todas as minhas camisetas...fiz uma faxina geral,jogei fra as com muito buraco...
      As mais novas com pequenos buracos eu segui uma recomendação do Sr.Google(pesquisei) coloquei uma a uma em sacos plásticos, tirei o ar e CONGELEI as roupas por 3 dias...assim conseguimos eliminar as larvas das roupas.Depois tirie os sapatos que guardo nas caixas,coloquei no sol e joguei fora as caixas,elas adoram papelão! Agora vou a procura de algum veveno específico pra traças!!! Só assim vou refazer o meu guarda roupa.Esse bichinho não vai fazer mais morada na minha casa!!!

      Excluir
    3. Existem sprays específicos para traças, que podem ser aplicados dentro do guarda-roupa.

      Excluir
  28. Gostaria muito de resolver esse problema que já faz é 4 anos.Já perdi muita blusa quenem lembro quantas. Estou em rempo de enlouquecer. Por favor me ajude Humberto .Por favor. Eliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Eliete,
      Já coloquei várias informações aqui nos comentários que podem lhe ajudar.

      Excluir
  29. Ola,não sei o que fazer para acabar com essas traças ou bichos em minha casa. O que devo fazer?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já coloquei várias informações aqui nos comentários que podem lhe ajudar. Além disso, você pode chamar uma empresa especializada para realizar uma desinsetização geral.

      Excluir
  30. Também sofro do mesmo problema, minhas blusas sempre surgem com furinhos perto do umbigo. E só guardo roupas limpas, então não entendo como eles aparecem.. Seria uma conspiração?
    JAMAIS encontrei uma explicação para tal acontecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Furos perto do umbigo, podem ser por causa do acumulo de suor na área, que as traças adoram, mas também podem ser fruto de ação mecânica como esbarrões em móveis ou em zíperes e botões.

      Excluir
  31. trabalho em uma loja de roupas,as que ficam expostas nos cabides estão aparecendo furos na parte do ombro,e detalhe,as que são mais caras.Será que são as traças que estão furando-as.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais provável que seja alguma ação mecânica do contato com o cabide.

      Excluir
  32. Compre acido bórico, faça saches com filtros de café e amarre com lindas fitas e pendure no guarda roupas! Se for nas paredes faça um spray com álcool e pedras de canfora diluídas.Ou ainda espalhe ramos de louro, saches de pimenta do reino ou uma combinação de menta e alecrim. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Também ouvi falar das folhas de louro, fiz. Amenizou mas não resolveu totalmente. Será que funcionam mesmo, ou será que é a quantidade ou a periodicidade de troca das folhas?
      Pra você funcionou?

      Excluir
    2. Substâncias com cheiro, como cânfora, naftalina, funcionam como repelentes de insetos.

      Excluir
  33. HUmberto, já escrevi pra vc anteriormente, mas continuo com o problema das blusas furados na região do umbigo, sempre no mesmo lugar, na parte da frente, independente da blusa estar pendurada ou dobrada. No caso das dobradas, como um bicho poderia se infiltrar na pilha e furar exatamente no local do umbigo ou no ombro esquerdo? O pior é que as roupas do meu marido são guardadas com as minhas e com as deles não há nada. Ajude-nos!!!

    ResponderExcluir
  34. Oi Roberta,
    Desculpe não ter respondido antes. O problema é que não tenho conseguido tempo para responder os comentários.
    Pensei em algumas hipóteses para explicar a preferência deles pela região do umbigo.
    A área do umbigo é uma área de maior probabilidade de caída de alimentos e principalmente de acumulo de suor. Se você tiver piercing no umbigo também podem ocorrer secreções que favoreçam o ataque das traças.
    A incidência de furos no ombro esquerdo também é comum em motoristas de carro, já que é área de apoio do cinto e, portanto de acúmulo de suor.
    As traças atacam estas áreas se alimentando do suor ou de restos de alimentos. Por isso, é importante não guardar roupas usadas. E às vezes, mesmo após a lavagem pode ainda sobrar algum resíduo nestas áreas que acaba atraindo as traças.

    ResponderExcluir
  35. Em resposta ao comentário anônimo de 9/08:
    No caso de roupas novas, onde não há vestígios de suor, pele ou alimentos, as traças só atacariam fibras naturais, de origem animal. Portanto, é preciso analisar se os furos não estão aparecendo por culpa dos cabides.
    Cabides de madeira também poderiam estar sendo atacados por cupons, que neste caso, poderiam furar as roupas também.

    ResponderExcluir
  36. E qual a importancia delas ?

    ResponderExcluir
  37. Sempre me questionam sobre qual a importância de determinado bicho.
    Primeiramente acho que devemos ter em mente que nenhum bicho existe para ter alguma importância. Todas as espécies vivem unicamente lutando pela sobrevivência e para se reproduzirem. Outra coisa, é que pensando em termos de importância para o planeta, os humanos são uma das espécies mais inúteis. Se sumíssemos do mundo de um dia para o outro, o mundo continuaria em seu curso normal. Já os insetos, se eles não existissem, muitas plantas deixariam de se reproduzir e produzir frutos, viveríamos em cima de gigantescas pilhas de lixo, que deixariam de ser reciclados.
    E falando especificamente das traças, está é uma função desempenhada por elas, reciclar as fibras na natureza. Elas consomem os pêlos de origem animal, transformando-os em nutrientes.

    ResponderExcluir
  38. Adorei ter achado um blog que fale sobre esse assunto, pois tinha muitas dúvidas sobre a procedência desse inseto, na verdade eu tenho verdadeiro "PAVOR" desse bichinho... O chão de toda minha casa (exceto cozinha e banheiros) é de madeira escura, no entanto elas aparecem demais e principalmente à noite e quando está calor, observo muito o aparecimento delas. Minha casa foi reformada a menos de um ano, e aí elas começaram a aparecer demais. Estou muito incomodada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Fernandinha, você deve estar falando das traças do tipo silverfish, que são uns bichinhos prateados que andam pelo chão. Esta é uma outra espécie, diferente dos casulos que aparecem pelas paredes.

      Excluir
  39. Nao aguento mais achar furinhos nas roupas!

    ResponderExcluir
  40. qual e o nome cientifico da traça?

    ResponderExcluir
  41. Primeiramente, gostaria de parabenizar o autor desse blog. Ao ler as postagens e os comentários percebe-se que o autor realmente tem conhecimento do assunto de forma aprofundada. E bondosa e caridosamente, dispõe boa parte de seu tempo para nos ajudar. (tanto postando assuntos quanto respondendo os comentários).

    Segue a minha situação:
    Tanto no meu quarto quanto no banheiro começaram aparecer varias traças (no estagio em que elas estão no casulo). Elas aparecem toda hora e cada hora em uma parte (tanto no quarto como no banheiro). O piso do quarto é de madeira escura e boa parte do armário está cheio de roupas guardadas á séculos (roupas de frio, fantasias, etc...). E até agora não percebi furo nas roupas que uso.
    Já chamei uma dedetizadora, mas acho que o serviço não foi bom, pois as traças continuam aparecendo.

    Gostaria de saber onde posso encontrar as seguintes fotos:

    1 - Fotos de roupas furadas por essas traças no estágio de larvas. Pois gostaria de saber como são os furinhos.

    2 - Fotos dessas larvas (tanto na roupa, quanto fora da roupa). Para ver se eu consigo detectá-las em alguma roupa minha.

    3 - Gostaria de ver fotos do estagio de mariposa da traça. Para rapidamente identificar uma.

    Desde já agradeço a atenção e ajuda,

    Felipe Jardim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe,
      obrigado pelos comentários e peço desculpas por não ter conseguido responder antes. Vou ver se faço um novo post com fotos do estágio de desenvolvimento. Siga o blog ou nossa página no facebook para ficar sabendo das novidades.

      Excluir
  42. Nunca vi uma traça de roupa adulta, já com asas. Eu só vejo nas paredes subindo e em cantos. Eu gostaria de saber se elas picam ou fazem algum mal quando estão adulta e é mais fácil localiza-las durante a noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando já no estágio de mariposa, vão apenas se reproduzir. Vou tentar fazer um post com fotos.

      Excluir
  43. Olá Humberto, aqui em casa também estamos com esse problema, aparecem "furinhos" nas nossas roupas, particularmente na zona do umbigo para baixo e até um pouco a cima mas aparece em muitos sitios. E nunca detectamos algum tipo de casulo ou algo do género, já comprámos uma data de produtos próprios como por exemplo "Raid" produtos que contem alfazema e mesmo assim não desaparecem, pensamos que seja da rua. O nosso estendal fica ao pé de árvores e anda sempre folhas no ar, e há também poeiras .
    Será possivel ser da rua ? Ou é mesmo de casa ? ( susana )

    ResponderExcluir
  44. opa, muito obrigada pela explicação! minha casa tem muito desse bicho. Como posso me livrar deles?

    ResponderExcluir
  45. Olá, Humberto. Muito foi dito sobre as traças, mas ficou faltando o "De onde elas vêm?" As mariposas põem ovos nos tecidos?

    ResponderExcluir
  46. Oi Humberto, você saberia dizer o nome cientifíco desse ser chamado erroniamente de traça(com casulos prateados, como vc citou no texto acima)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traças das Roupas

      Classificação

      Filo: Arthropoda

      Classe: Insecta

      Ordem: Lepidoptera

      Família: Tineidae

      Excluir
  47. Olá Humberto, vc saberia dizer o nome cientifíco dessa "espécie" de traça? Obrigado.

    ResponderExcluir
  48. As baratas também podem furar tecidos,principalmente papéis,o rato já é outra coisa,roubam ossos de seus lixos e acumulam em um certo lugar para comerem depois e fica com um cheiro estranho aquele certo lugar de tanta ossada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! E como diferenciar furos produzidos por traças e por baratas??

      Excluir
  49. Moro em apartamento com telas nas janelas, até no banheiro. De onde vêem essas malditas traças e como elas entram? Obrigada!

    ResponderExcluir
  50. na minha casa apareceram varios dessas larvas qual inseticida posso usar para elimina-las

    ResponderExcluir
  51. Eu entrei em contato com esta bactéria e entrou no meu sangue daí eu fiquei assustado com isso o que faço?

    ResponderExcluir
  52. Amei o seu blog!

    Bjuuuuuuuus


    Nanda

    ResponderExcluir
  53. Bom dia!
    ultimamente têm aparecido muitos casulos na parede do meu quarto. posso combater aplicando inseticida (baygon) diretamente sobre essas pragas? qual outro metodo seria eficaz nas paredes?

    grato

    ResponderExcluir
  54. Como mato essas traças que atacam as roupas na frente na região abdominal?

    ResponderExcluir
  55. Estou aqui na Inglaterra e de repente nos vimos com muitas roupas de la, furadas...e ai comecou o combate total a traca.Aqui so vejo as que voam e nao aquele casulo. Tem pra vender uns adesivos que colocamos dentro dos armarios e elas vao ficando grudadas, contei 5 hoje!...tambem vendem saches que colocamos nos armario e cabides, de lavanda que elas nao gostam...e tambem qdo as vejo, sapato nelas....tem profissionais que vem em casa para dedetizar.Nao sei se minha filha,vai acabar contratando...depois eu conto, como acabou isso tudo..so sei que meu quarto ta muito cheiroso, com lavanda..ah tem um spray que mata,mas ai vc tem que ve-la e espirrar...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, como é esse adesivo? Conseguimos fazer uma "produção tabajara" por aqui? Quero dizer, uma cópia caseira para emergência?...rs Fiquei pensando já em colar fita adesiva dupla face no armário depois da sua dica.
      Sempre soube que adesivo (cola) mais papel é igual à visita de baratas! Por isso nunca ia me ocorrer uma idéia dessas...

      Excluir
  56. Olaá humperto eu gostaria de saber , Como matar a traça Pois ela esta no meu quarto , e eu to com medo de mata-la elá não esta no lugar da luis pois se eu pega o celular , e iluminala e sai ??

    ResponderExcluir
  57. Olá Humperto Esses Dias Apareceu Uma Traça no Meu Quarto Pois eu quero Mata-la Tem , Como Por que eu Não gosto desses Biixos ??

    ResponderExcluir
  58. tenho um nojo desse bichos asquerosos! não sei mais o que fazer pra eliminar essas pragas!

    ResponderExcluir
  59. EXISTEM 3 TIPOS DE TRAÇA E ESSA QUE COME ROUPA GOSTA MAIS DE ALGODÃO E LÃ, JÁ COLOQUEI CRAVO NO GUARDA ROUPA E RESOLVEU POR UM TEMPO, MAS DEPOIS COMEÇOU TUDO NOVAMENTE, GUARDO AS ROUPAS DELICADAS EM SACOS PLÁSTICOS PARA Ñ SEREM ATACADAS, PLÁSTICO ELAS Ñ FURAM, JÁ DEDETIZEI
    A CASA TODA COM GÁS E NADA, Ñ SEI MAIS O Q FAZER.

    PS. AQUI EM CASA ELAS COMEM BEM NO LUGAR ONDE COLOCO PERFUME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre soube também que lugar de perfumes é longe das roupas, isso você está certo sim! É só pesquisar nos blogs de organização de armários, tem coisas interessantes.
      Também usei o cravo, resolveu em parte somente.
      Penso que colocar as roupas no plástico possa resolver o problema das traças...e criar o problema do mofo! ai ai ai...e ai?

      Excluir
    2. o que eu faço para combater essa lavas esse problena

      Excluir
  60. Caro Humberto,
    Encontrei na semana passada uma toalha de mesa com um furo,revirei a gaveta onde ela estava e não encontrei nenhuma traça. Ontem pedi para a faxineira "dar uma geral" e ela encontrou duas traças exatamente no estágio em que elas se alimentam de tecidos, mas na sala, próximas ao sofá que é de "chenile". Meu sofá não tem 2 anos ainda e foi impermeabilizado quando novo. Ainda ontem, quando fui tomar banho, encontrei outra igual dentro do box no banheiro da suíte que fica na parte de cima da casa. Meus móveis são todos novos porque não faz dois anos que casei e meu closet ficou pronto este ano em abril. Moro em um sobrado em condomínio fechado e hoje ao chegar em casa, perto da porta, do lado de fora encontrei outra igual. O que pode estar acontencendo? Essas traças podem estar vindo de fora para dentro de casa? Tenho próximo à porta de entrada, plantas que fazem parte da jardinagem e gostaria se essas traças podem se desenvolver ali. Grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Cristina,
      As traças em forma de casulo podem vir de fora, procurando regiões com sombra e frescas para se desenvolver, mas nesta fase elas já não se alimentam. Se o único problema foi em uma toalha de mesa, não podemos descartar a chance dela ter enganchado em alguma farpa de madeira, prego ou outra coisa.

      Excluir
  61. Humberto, eu to desesperada! Que ódio eu tenho de traças!
    Troquei meu guarda roupa antigo por um novo. Passo álcool e vinagre nele toda semana. Ao menos uma vez por mês, tiro todas as roupas e colocou no vento e no sol para arejar, limpo todo o armário, passo novamente vinagre e alcool, por fora, lustra móveis. Deixo todo aberto para arejar também, deixo as roupas diretamente no sol bem quente e só depois de bastante tempo, coloco de volta no guarda roupa. Nunca vi casulo, nem as ditas 'mosquinhas', não vejo nem vestígio de traça no guarda roupa. Mas seeeeeeeempre, quase todas as minhas roupas estão cheias de furos. Vc não sabe a raiva que passo com isso. Compro uma blusa em uma semana, lavo e guardo. Na outra já está com furinhos... Não sei mais o que fazer, fiz até sachês de com cravo, pimenta, louro, giz, casca de limão e laranja e deixo espalhado pelo armário. Mas mesmo assim, essas pragas furam minhas roupas... Teve uma que o buraco era enorme, to tamanho de uma moeda de 10 centavos. Não sei mais o que fazer, me ajuda!!!!!
    Meu nome é Suzi e email é suzi_cms@hotmail.com. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto, eu também estou!

      E pensando no que a colega disse, passar vinagre não deixa resíduos orgânico depois? Isso nao poderia piorar o quadro?

      Também já pus louro, cravo...melhoraram...mas não resolveram.
      Uso também sempre aquele desumidificador "Secar" que tem pedrinhas de sílica que absorvem a umidade que eu suponho que as atraia...noto que há umidade, já que o closet está bem "close", bem fechadinho...kkk...sem um espacinho ou janela pra arejar...ai ai ai...

      E agora, quem poderá me defender?
      O chapolim colorado?...rsrs

      Desculpe a brincadeira...mas prefiro rir que chorar depois de tantos furos.
      Grata.

      Excluir
    2. Cara Suzi,
      Pode ser que o problema não seja com traças. ~Elas não costumam fazer furos tão grandes. Pode ser que estão raspando ou enganchando em algum lugar. Algum problema na máquina de lavar, algum prego levantado no armário, reação a algum produto usado na limpeza ou na lavagem da roupa. É preciso investigar.

      Excluir
  62. Oi Humbero não sei mais o que fazer ,minhas camisetas estão aparecendo furadas na região do umbigo ,não achei nenhuma traça no meu armário.Me ajude o que fazer para combate-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evite guardar roupas sem lavar. Passe as roupas atacadas a ferro ou deixe no freezer por 3 dias. Limpe todo o armário. Evite guardar caixas de papelão ou papel nos armários de roupa. Existem também sprays específicos para traças, que podem ser aplicados nos armários com as roupas dentro.

      Excluir
  63. ainda nao entendi mais a minha pergunta e :traça traz doenças para nos?

    ResponderExcluir
  64. HUMBERTO SOCORRO . TODAS AS ROUPAS DE ALGODÃO DE MINHA CASA, SEJA DE CAMA OU DOS FILHOS, DO MARIDO OU MINHA ESTÃO APARECENDO FURADS. pARECE QUE PASSARAM POR UM CRIVO. cONHEÇO TRAÇA E NÃO VI NENHUMA EM MINHA CASA. PROCUREI UM TÉCNICO PARA VER SE O PROBLEMA ERA A LAVADOURA MAS ELE NÃO ENCONTROU NADA. nÃO SEI O QUE FAZER/ sERÁ TRAÇAS E EU NÃO AS VEJO. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Pode ser traça, pode ser reação a algum sabão, ou ação mecânica por raspar dentro do armário ou em outro lugar.

      Excluir
  65. Em minha casa, as traças ficam principalmente atrás de um guarda-roupas que é muito pesado para mover e fazer uma limpeza regular. Se eu colocar algum tipo de repelente, elas vão procurar outro lugar, estou certo? Como eu posso matar esse bicho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode removê-las apenas passando uma vassoura ou usar sprays comuns para aplicação atrás do armário.

      Excluir
  66. nao sabia q traca ou mariposa era animal achei que se enquadrava grupo dos inseto

    ResponderExcluir
  67. parabéns o blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  68. Humberto, por favor me responda, uma pessoa perguntou se uns furos que parecem picotes bem pequenos de tesoura em roupas de malha são provocados por traças, eu estou com o mesmo problema. E como terminar com isso, se elas são "invisíveis" dentro do guarda roupas.
    Tereza

    ResponderExcluir
  69. Oi Tereza,
    Estes furos podem sim ser sinais de traças. Para combate-las primeiramente não devemos guardar roupas usadas juntamente com as que estão lavadas. As traças muitas vezes atacam áreas nas roupas onde há suor ou restos de alimento ou secreções.
    Outra medida útil é limpar bem a área do armário que está sendo atacada e passar a ferro as roupas suspeitas de infestação ou deixa-las no freezer por 48 horas.
    Existem também alguns sprays específicos para traças e que podem ser aplicados no armário, com as roupas dentro.

    ResponderExcluir
  70. Ola Humberto,

    Minhas roupas com elastano (principalmente minhas roupas de ginasticas e NOVAS) estão ficando como se o elastano estivesse quebrado/gasto. O curioso que são roupas novas e lavadas a mão, não coloco na maquina e não uso sabão forte.
    Já levei em vários lugares para saber o pq, e até agora nada. Todos ficam até cuirosos.
    Minha mãe está achando que deve ser algum tipo de "bicho" que está fazendo isso com milhares de roupa minha.

    O que vc acha que deve ser?

    Desde já, agradeço.
    Melissa

    ResponderExcluir
  71. Olá, gostaria de saber se esse bicho faz mal para mim ou para minha cadelinha.

    ResponderExcluir
  72. Olá! Uma Bibliotecária me ensinou que além da limpeza, se colocarmos sachês de pimenta-do- reino em grãos, ou de cravo-da-índia, no fundo das estantes e gavetas daria bom resultado contra traças. Bom, isso para livros... Para mim, tem dado certo. Quem sabe, o sachê de cravo-da-índia também não daria certo também em outros lugares??? Vou experimentar também no guarda-roupa...

    ResponderExcluir
  73. Olá Humberto,minhas roupas também está com esse problemas ,minhas blusa estão com furos na frente e atraz ,o angraçado é que as roupas do meu marido também quardo no mesmo armario e não acontece isso(e as minhas blusas sempre que acontece isso são as novas )vc
    pode me ajudar ,obrigada Patricia

    ResponderExcluir
  74. Caro Humberto, estou perplexa c um montinho de uns dez cm cheio de bolinhas marrons, um monte q está no canto da pia do banheiro. Todo mundo está falando de furos, mas eu queria saber se são ovos ou fezes acumuladas de traça ou outro bicho neste banheiro, onde guardei muitas caixas na mudança. Continuam lá. Comecei a arrumar e me deparei com esse monte. Taquei inseticida, fechei a porta e estou apavorada, lendo há duas horas. Meu quarto fica bem ao lado. Agradeço me informar compartilhando o seu conhecimento. O que devo fazer? Muito grata mesmo! Aguardarei Abs, Denise

    ResponderExcluir
  75. quero matar tudooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  76. Oi Humberto, socorroo.. meu filho de 8 anos de idade inventou de colecionar esses bichinhos.. ele retira da parede, coloca num vasinho e fica todos os dias pegando e olhando o bichinho..até pedacinho de pão ele coloca pra ver se ele come.. quero saber se ele traz alguma doença.. estou muito preocupada

    ResponderExcluir
  77. Esse bichinho é venenoso? Porque meu filhinho ja pegou um na parede, mas meu medo é dele colocar na boca, sem eu ver!

    ResponderExcluir
  78. Olá. Lá em casa está tendo invasão de uns bichinhos, parecem joaninhas marrons, acho que são traças. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  79. Olá,aqui onde eu moro aparece muitas delas,não sei o por quê,pois não é uma casa velha e nem tem muitas coisas guardadas no térreo,mas acho que é por causa do andar de cima,que ainda vai construir e tem coisas guardadas,ai minha mãe fica louca por cuasa delas!!

    Tenho apenas 10 anos e me chamo Allana.
    Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir