quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Diplopoda: Que bicho é esse?

Mais um artigo da Karlla Patrícia que interessou ao Blog das Pragas e que pode fazer parte do nosso Guia Visual.
Diplopoda: Que bicho é esse?
24 de novembro de 2010
“Os gongolos são muito comuns na minha casa. Queria saber mais sobre eles.” Willian (@wsazevedo )



Imagem enviada pelo Willian!
Realmente não há quem nunca quis brincar com um gongolo que apareceu perdido pela calçada ou algum cantinho. Esses bichinhos simpáticos são artrópodes também conhecidos popularmente como embuás, piolhos-de-cobra. São na verdade da classe dos Diplópodes, que grosseiramente, significa “dois pares de perna por segmento”. E por falar em segmento, esse bichinho tem muito deles variando entre 20 e 100. E cada segmento tem dois pares de perninhas, que conseguimos ver se observarmos com atenção.
Os gongolos gostam de lugares úmidos e com pouca luz. Apesar de algumas espécies chegarem a apresentar 750 patas eles andam lentamente, examinando o caminho com as antenas. Gostam de comer matéria vegetal orgânica em decomposição (detritos, restos de vegetais mortos). O exoesqueleto é bem resistente, apresenta, além de muita quitina, alguns depósitos de sais de cálcio, mas não é totalmente impermeável e por isso a vida dos gongolos é restrita ao ambiente úmido.
Quando são perturbados ou sentem medo, enrolam o longo corpo numa espiral protetora, com a cabeça no centro. Algumas espécies secretam, em glândulas especiais, um líquido de odor forte, contendo iodo e cianeto, que é usado para repelir predadores.
É ou não é um bichinho simpático?
E quando estão em perigo, se enrolam protegendo a cabeça no centro do espiral.
Bebês gongolos, muitíssimos fofos!

Um comentário:

  1. Cara, vc é biologo né. Pois então, apareceu um bixo estranho na minha cozinha ontem nao sei se é da familha da barata ou do cupim, mais sei que tenho que descobrir do que ele gosta para que nao de mais aqui. Quero saber mais sobre ele. Como faço para lhe enviar umas fotos dele? Meu email e msn hard_junior@hotmail.com

    ResponderExcluir