sexta-feira, 24 de setembro de 2010

As pragas em nossas vidas

Elas são odiadas por quase todos e causam pânico em muitas pessoas, mas apesar disso fazem parte de nossas histórias infantis, dos nossos desenhos animados e estão sempre no cinema, na televisão, nas músicas e nos livros.

A presença delas nos meios de comunicação, na grande maioria das vezes, não é para nos alertar ou para ensinar como nos proteger delas. A maior parte das histórias ilustra suas habilidades e as características que mais admiramos.

As pragas sempre estiveram e sempre estarão em nossas vidas. Conhecendo-as podemos identificar suas qualidades e seus pontos fracos e tentar tirar proveito de suas características, não só para controlarmos suas populações, mas também para que elas nos ajudem a viver melhor.

As espécies consideradas pragas são essenciais para a natureza e nunca poderemos viver sem elas. Sendo assim, devemos aprender a viver com elas e nem sempre contra elas. Precisamos usar as informações, as pesquisas, a ciência e a biologia para harmonizarmos nossa relação com elas, utilizando suas franquezas para mantermos um novo patamar de equilíbrio, após as alterações que fizemos no ambiente natural, e aprendendo com suas virtudes, para vivermos melhor e para que nos ajudem em no nosso modo de vida.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Guia visual – Parte 1 - Baratas

Resolvi fazer este guia visual para facilitar as pessoas a identificar os bichos que podem aparecer em suas casas.

No dia a dia vejo bastante clientes com um bicho em casa mas que não sabem dizer o que é.

Espero que isto ajude.

Começaremos com as baratas:

Barata comum, seus ovos e suas várias fazes de desenvolvimento:

Blatella germanica: São bem menores. As maiores são do tamanho de uma unha

Para mais informações sobre as características das duas espécies, veja esta postagem anterior:

http://blogdaspragas.blogspot.com/2009/05/teste-de-paternidade-em-baratas.html

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

As Formigas e o Detergente

É muito comum ouvirmos dicas para o controle das formigas que aparecem na pia de casa.

Já escrevi aqui no blog sobre o uso do cravo no controle das formigas:

http://blogdaspragas.blogspot.com/2009/05/as-formigas-e-o-cravo.html

Outra medida que costuma ser sugerida é a aplicação de detergente dentro dos furinhos onde elas se escondem.

As formigas são sensíveis e muitas substâncias podem matá-las quando jogadas dentro do seu esconderijo. O problema é que normalmente é muito difícil achar todos os furinhos por onde elas entram e, em alguns deles, como tomadas, não podemos ficar colocando nada líquido. Além disso, estas substâncias não penetram muito pelo furo e não apresentam quase nenhuma ação a longo prazo, e, portanto, acabam matando somente aquelas que estão mais próximas da saída e, em poucos dias, lá estão elas de novo.

Tipos de pernilongos: Anopheles

Dando sequência a série de posts sobre os tipos de pernilongos, faltava falarmos sobre os anopheles.

Eles estão mais associados à transmissão da malária. Ocorrem principalmente dentro de matas e nas suas imediações, não sendo comuns nas grandes cidades. Põem os seus ovos principalmente na água que se armazena nas bromélias e em outras plantas; em água parada ou nas margens de córregos de correnteza fraca.

Podem picar a qualquer hora do dia e são atraídos pela luz artificial.

Veja também as postagens anteriores:

Aedes

Culex

Prêmio Blog Books

Agradeço a todos os amigos e leitores pelos votos que recebi para o prêmio Blog Books.

O esforço de vocês deu certo. O Blog das pragas se classificou entre os dez mais votados na categoria Ecologia e Meio Ambiente e agora será avaliado por uma comissão técnica que escolherá um blog para ser transformado em livro.

O blog das pragas surgiu em abril de 2007 já como uma forma de divulgar, passar para o público e avaliar a aceitação de partes de um manuscrito de livro que preparei. Além do que já coloquei no blog, ainda tenho muito material inédito. São informações úteis, dicas e curiosidades sobre estes animais que costumam invadir nossas casas. Sempre de maneira descontraída e de fácil leitura venho tentando informar e ajudar as pessoas a lidarem com estes bichos. Afinal, quem nunca teve problemas com baratas, formigas, ratos ou cupins.

Nestes três anos venho recebendo muitas mensagens de agradecimento e de incentivo e quem sabe agora não consigo expandir este projeto e transformá-lo no livro que sempre idealizei.

Vamos aguardar ansiosamente a escolha dos editores.

Mais uma vez obrigado a todos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Este Blog pode virar livro

Visitantes e amigos. O Blog das Pragas está inscrito no prêmio Blog Books.

Para que meu blog seja escolhido e vire livro preciso do voto de todos.

Por favor cliquem so selo acima e votem no meu blog.

Obrigado,

Humberto

Davi e Golias

Nos últimos dias tenho visto várias reportagens relatando um trabalho científico que mostrou que as formigas são capazes de derrotar um elefante.

No quênia existe uma árvore do tipo Acácia que é muito apreciada pelos elefantes. Mas a planta serve de abrigo para algumas espécies de formigas e também produz um nectar que as alimenta.

Em troca, as formigas protegem as árvores dos elefantes. Quando eles tentam comê-las, as formigas começam a entrar em suas trombas, que são muito sensíveis, e a picá-los sem dó, fazendo com que desistam.

Os elefantes conseguem sentir o cheiro das formigas e muitas vezes nem se aproximam das árvores onde as formigas estão.

Por isso, pesquisadores estudam a possibilidade de usar este cheiro para enganar os elefantes e proteger outras árvores e plantações de seus ataques, que costumam ser devastadores.