domingo, 5 de junho de 2011

Lesmas

image

As lesmas costumam atacar as plantas em nossos jardins, causando danos expressivos e dificultando o desenvolvimento de algumas espécies.

Os principais sinais de sua presença são as folhas das plantas comidas e os rastros de muco que costumam deixar pelo jardim.

Muita gente já utilizou técnicas de tortura contra estes bichos, colocando sal em cima deles e se divertindo com o processo de desidratação e morte que ele causa.

image

De uma forma mais sofisticada, alguns já desenvolveram algumas armadilhas que são verdadeiras receitas de drinks para lesmas. Mistura-se cerveja com sal, ou, às vezes, miolo de pão com cerveja e sal. A cerveja atrai as bichinhas e, às vezes, até os vizinhos. Só que as coitadas, ao invés de ficarem barrigudas, desidratam e murcham por casa do sal. Cascas de legumes e folhas de verdura também servem como atrativo e podem ser usados como iscas.

De maneira mais profissional, existem iscas específicas para o controle das lesmas. Trata-se de um granulado que deve ser espalhado nas áreas do jardim que elas costumam aparecer. O segredo do sucesso está em acertar o dia para colocar a isca. As lesmas costumam aparecer mais em noites quentes e úmidas e são nestes momentos que a iscagem dá mais certo. Mas também é importante que não chova, para que a isca não seja perdida. Portanto, temos que escolher um dia quente e úmido, mas sem chuva. Outra opção é em um dia quente, regar o jardim à tarde e no final do dia, colocar a isca.

2 comentários: