quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dormindo com o inimigo

Parasita faz rato se sentir sexualmente atraído por gatos

image

Normalmente, a urina dos gatos serve como repelente de ratos. Ao sentirem o cheiro da urina dos gatos, os ratos se afastam, evitando encontros desagradáveis.

Mas os ratos podem ser infectados por um parasita chamado Toxoplasma. Só que este parasita só se reproduz no intestino dos gatos.

Desta forma, cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, descobriram que ao infectar os ratos, o Toxoplasma, faz com que eles passem a se sentir atraídos pelos gatos, ou pelo menos deixem de se sentir repelidos pelo cheiro da urina deles.

Com esta estratégia, o parasita garante que o rato se aproxime dos gatos e possa virar sua refeição, levando-o diretamente para o local onde conseguirão se reproduzir, o intestino dos gatos.

10 comentários:

  1. Olá Humberto, meu nome é Luana e moro em um prédio de 3 andares, moro no último andar e recentemente ratos tem aparecido por aqui... A algumas semanas ratos pequenos apareceram nos outros apartamentos e hoje tinha um aqui no meu apartamento... Como ratos tem mais costume de entrar em casas do que em apartamentos altos gostaria de saber se é possível que haja algum foco no forro do meu apartamento que é de gesso ou se eles podem estar escalando as paredes do fundo que dão para um terreno baldio... Detalhe: a algumas semanas vi um super ratão nesse terreno... Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana,
    suas duas hipóteses são plausíveis. Eles já podem estar com ninho do forro de gesso, e também podem estar escalando pelas paredes externas.
    Se estiverem andando pelo forro com certeza você ouvirá o barulho deles, tanto de passos como de brigas.
    Uma terceira hipótese é eles estarem com ninho no telhado do prédio.
    De qualquer forma, o ideal é espalhar algumas iscas pelas janelas e se possível dentro do forro de gesso.

    ResponderExcluir
  3. Coloquei um veneto chamado matrat e espero que esteja fazendo efeito! Não sei onde pode ser o possível ninho deles... Não ouço nada de anormal no forro e já revirei todo o apartamento em busca de outros ratos, mas sem sinal. Porém, ontem encontrei várias casquinhas do veneno atrás da geladeira na cozinha e tambem algumas fezes e urina dele atrás da televisão na sala...Coloquei veda frestas nas portas de entrada e saída na intenção de impedir a entrada deles. Mas acho que em algum lugar aqui do apartamento ainda existem alguns desses sereszinhos asquerosos e nojentoss... kkkkk.... Desde a 1ª aparição coloquei os mantimentos em local alto, e não vi sinal de ratos neste local, e não deixo absolutamente nada sujo na cozinha. O que posso fazer além de ter colocado esse veneno? Aqui em casa não existem muitos móveis e já olhei em tudo. Virá também alguém para detetizar. Mas n consigo entender por onde ele entra e se eles já estão aqui dentro onde estão se escondendo...

    ResponderExcluir
  4. Cara Luana,
    realmente não é fácil achar o esconderijo deles. Podem ficar dentro de sofás, na lã de vidro existente dentro de fogões e outros lugares inimagináveis. O importante é colocar o veneno nos locais onde estão aparecendo os sinais deles. Num prazo máximo de 15 dias devem estar todos mortos. Mas também é possível que você não encontre os cadáveres, apenas deixarão de aparecer os sinais de atividade.

    ResponderExcluir
  5. Caro Humberto,

    Venho observando os rastros dos possíveis ratos aqui na minha residência e já tem mais de 20 dias e eles continuam deixando suas fezes e urina principalmente na cozinha onde coloquei o veneno. Reparei hoje ao limpar a cozinha que a urina deles está meio rosada. Não sei se é por conta da cor do veneno ou se o mesmo está fazendo efeito... Mas desde que coloquei o remédio não vi diferença, aliás, percebi até que os rastros deles estão mais presentes do que antes. Será que eles estão imunes ao veneno? Vou experimentar colocar aqueles adesivos cola rato pra ver se consigo pegá-los de vez. O que você me recomenda? Não aguento mais essa praga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os raticidas anticoagulantes, demoram cerca de uma semana para fazer efeito. Após a ingestão, as fezes dos animais costumam ficar da cor do veneno. Podem aparecer também sinais de sangue nas fezes ou urina deles. Sinal que o veneno já está agindo.

      Excluir

  6. "Dormindo com o inimigo", rsrsrs essa foi otima!!!


    Humberto: voce acha que criar um gato pode inibir o surgimento de ratos no forro casa? Ou a solução mais eficiente é recorrer as empresas especializadas na eliminacao de pragas?

    Pelo barulho que escuto no telhado, deve se tratar na verdade, de uma capivara e nao de um rato.

    Esta noite mau dormi direito com essa porcaria dando festas no forro e provavelmente ao som de 'Festa no Ape" do Latino, nao é possível!

    E quando bato no forro com uma vassoura, resmungam.

    Os lixos são sempre muito bem tampados; não deixo alimentos acessiveis etc.

    Já pensei até em recorrer ao ibama e adquirir uma coruja, heheheh.

    Sou muito neurotica com estas coisas, tenho pavor das doenças, como peste bubonica (ja imaginou que absurdo contrair uma doenca dessas na atualidade, Deus me livre)

    Abraço,
    Parabens pelo site!

    Vania

    ResponderExcluir
  7. Oi Vânia,
    Realmente, casas que possuem gatos tem muito menos problemas com ratos, já que os gatos são caçadores por instinto. Mas hoje em dia, muitos gatos são castrados ou não saem de dentro de casa e, portanto, tem seus ímpetos caçadores reduzidos.
    Para ratos no forro, a melhor solução é tentar encontrar as brechas que possam servir como pontos de entrada e saída e veda-las.
    Se não for possível, a colocação de iscas raticidas no forro, que devem ser renovadas a cada seis meses, deve resolver o problema.
    Você já conhece nossa página no facebook. Siga-nos por lá e fique sabendo das novidades.
    Abraço,
    Humberto

    ResponderExcluir
  8. Humberto, boa tarde!
    Gostaria de saber como pego um rato que apareceu no meu apartamento no 7º andar e como ele chegou lá?

    ResponderExcluir
  9. Moro no 7º andar, nesta noite minha filha me acordou dizendo que havia visto um rato na minha cozinha. Fui a cozinha e revirei toda ela, liguei o forno e coloquei minha maquina de lavar para seca em temperatura alta, retirei a geladeira do lugar. Porém nada do rato. Antes de dormi coloquei uma bolacha recheada no meio da cozinha para saber se o que ela viu era rato ou imaginação. E para minha surpresa ao acordar a bolacha havia sumido. O que devo fazer para pega este rato.
    Minha esposa comprou aqueles cola rato e colocou em dois lugares na cozinha e um na sala com a mesma bolacha. Pergunta como será que o rato chegou até o meu andar. Sei que o vizinho de cima tem cachorro e depois é o telhado. E no começo do ano viajei para a praia com malas e neste final de semana fui a cachoeira. Será que trouxe esta lembrança destes lugares, há a possibilidade do rato ter vindo dos vizinhos ou subido pelas escaladas ou pelo lado externo da fachada?
    Estes repelentes ultra sônicos que vendem é eficaz?
    Alex

    ResponderExcluir