terça-feira, 30 de agosto de 2011

Super Ratos – O Clip

Já que acabei de falar de super ratos na postagem anterior, nada mais oportuno do que ver este clip agora:

Super Ratos

image

Hoje em dia, todo o controle de roedores é feito através de raticidas anti-coagulantes. Estes raticidas, impedem a formação da vitamina k1, que é responsável pela capacidade de coagulação sanguínea. Sem esta vitamina, os ratos acabam morrendo por hemorragia interna, que são frequentes no pulmão e no intestino.

Cientistas europeus descobriram uma espécie de rato que vive na Argélia que é resistente a este tipo de veneno. O problema é que este rato argelino, tem conseguido cruzar com os camundongos europeus, que rapidamente também estão se tornando resistentes aos venenos.

Hoje em dia camundongos resistentes já são bastante comuns na Alemanha e na Espanha e a tendência é que rapidamente se espalhem por todo o mundo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dormindo com o inimigo

Parasita faz rato se sentir sexualmente atraído por gatos

image

Normalmente, a urina dos gatos serve como repelente de ratos. Ao sentirem o cheiro da urina dos gatos, os ratos se afastam, evitando encontros desagradáveis.

Mas os ratos podem ser infectados por um parasita chamado Toxoplasma. Só que este parasita só se reproduz no intestino dos gatos.

Desta forma, cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, descobriram que ao infectar os ratos, o Toxoplasma, faz com que eles passem a se sentir atraídos pelos gatos, ou pelo menos deixem de se sentir repelidos pelo cheiro da urina deles.

Com esta estratégia, o parasita garante que o rato se aproxime dos gatos e possa virar sua refeição, levando-o diretamente para o local onde conseguirão se reproduzir, o intestino dos gatos.