sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bichos Sinistros no facebook



Continuando com os preparativos para o lançamento do livro Bichos Sinistros, acabo de criar uma página para o livro no facebook: www.facebook.com/bichossinistros
Nela vocês poderão ver qualquer notícia em relação ao livro, deixar seus comentários, fazer perguntas e etc.
A página também terá chamadas para novos artigos aqui do Blog das Pragas.
A partir de hoje, o Blog das Pragas terá no seu canto direito uma caixa do facebook, onde vocês poderão clicar em Curtir a página e acompanhar as últimas inserções da página no facebook.
Então, se você curti o Blog ou o livro clique aqui:


E mais uma vez não se esqueçam. O lançamento será na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, em São Paulo, no dia 01/10/2011 das 15 às 18 horas.
Aguardo todos vocês.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como as baratas matam umas as outras depois de envenenadas?


Como as baratas matam umas as outras depois de envenenadas?

“É inevitável não elogiar sua performace neste blog. É original e profissional ao mesmo tempo… Então… Compramos aquele pesticida para baratas em que elas contaminam as outras baratas do ninho. Queria saber como isso acontece?” Leonardo e Lia.
Léo e Lia, obrigada pelas palavras de incentivo. Sobre baratas, não importa o que você faça. Elas são insetos muito nojentos e se você viu uma barata na sua casa, acredite: existem centenas (ou até milhares) delas escondidas entre suas coisas. Para evitar a luz do dia (ou artificial) elas encontram esconderijos que você nem imagina. Barata é um bicho persistente!
Baratas são onívoras, ou seja, elas comem de tudo. Experimentam qualquer pedaço de matéria orgânica por perto. A limpeza do ambiente é uma forma de negar alimento e abrigo para essas “pragas”. Baratas gostam de ambientes escuros, úmidos e os mais sujos possíveis, por isso, frequentam esgotos e encanamentos durante o dia e a noite passeiam felizes nas suas panelas, pratos, escovas de dente. Só de falar dá nojo! Mas não adianta comprar o pesticida mais caro e eficaz se higiene do ambiente é precária.
Uma forma interessante e eficaz de se livrar dessas pragas, é causando um envenenamento que não seja instantâneo. O inseticida citado pelos leitores são os conhecidos como “iscas” que podem ser vendidos de várias formas: em gel, em pó ou sólidos. Todos possuem um grande atrativo: comida fácil! Como já dito, é importante que o veneno não seja instantâneo pois a barata precisa comer a isca e ter tempo para retornar para o ninho, onde se abrigam não só outras baratas, mas também seus ovos e ninfas.
Uma coisa que poucas pessoas sabem, é que as baratas além de nojentas são canibais, ou seja, devoram rapidamente um indivíduo da mesma espécie que tenha morrido por perto. Esse comportamento também ajuda na eficácia das iscas. O simples contato ou a ingestão do veneno causa uma contaminação imediata, voltando para o ninho de origem, a barata contaminada não resiste e morre por envenenamento, rapidamente vira comida das outras que se tornam susceptíveis a sofrer o mesmo destino. É um efeito dominó. Se uma barata comete o erro fatal de comer a isca envenenada, o seu ninho está comprometido!
As baratas entram na isca e são envenenadas.
Quando morrem, as outras baratas (canibais) se alimentam dos restos mortais e também ficam envenenadas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lançamento do Livro Bichos Sinistros

Tenho a honra de convidar a todos os leitores do Blog para o lançamento do meu livro Bichos Sinistros.

O lançamento será na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos onde haverá uma seção de autógrafos.

Será no dia 01/10 às 15 horas. Compareçam.

!cid_image002_png@01CC67CF

Mesmo quem gosta de bichos, não fica nada contente quando ratos, baratas, aranhas ou escorpiões entram em sua casa. Mas você sabe por que eles gostam de nos visitar? Sabe o que podemos fazer para evitá-los?

Neste livro, vamos conhecer melhor estes “bichos sinistros”. Saber onde vivem, como vivem, que doenças podem nos transmitir e também muitas curiosidades e informações surpreendentes. Vamos ver que os ratos podem entrar em casa pelo vaso sanitário, que as baratas podem sobreviver por uma semana sem sua cabeça, que do veneno dos escorpiões poderão surgir remédios para várias doenças e porque as aranhas não ficam presas em suas próprias teias.

Bichos Sinistros é um livro para curiosos de todas as idades, que agradará os que gostam de bichos e também os que morrem de medo.