sábado, 15 de outubro de 2011

Pombos no Jô Soares

Veja a entrevista de Mônica Schuller no Programa do Jô falando sobre pombos:


Eles podem transmitir mais doenças do que os ratos.

Curtam a página do Blog no Facebook, é só clicar no botão abaixo:

domingo, 9 de outubro de 2011

Você prefere larvas salgadas ou doces?



Aproveitando que no artigo anterior coloquei um vídeo sobre este assunto, segue agora uma matéria da Scientific American Brasil



Você sabia que 80% dos seres humanos comem insetos?


Sei que existe uma enorme variedade de artigos explicando todas as vantagens de consumir insetos. Várias pessoas na Europa e nos Estados Unidos e no Brasil estão tentando reverter a essa profunda aversão à entomofagia. Seus argumentos são bastante sensatos, vão desde o respeito pelo ambiente (gafanhotos são 5 vezes mais eficientes na conversão alimentar à proteína do que as vacas) e que 80% do mundo come insetos - o que há de errado conosco?



Quando visitei a China, em uma expedição à caça fósseis, estava preparada para comer pâncreas e tripas com muito coentro. Eu não vacilei quando tive a oportunidade, e comi todo o camarão que pude (e quando digo todo, quero dizer, com cabeças, cascas, pernas, antenas e olhos) que pareceu como o amendoim em minha boca. Mas tinha pesadelos, literalmente, sobre comer insetos durante toda minha viagem. E o cheiro dos vermes-de-seda fritos dos vendedores de rua não me ajudava. Eu simplesmente não podia pensar em comê-los que meu estômago se revirava.Então é aqui onde eu acho que os entomofagistas devem ficar atentos. Todos já ouviram falar de pornografia de alimentos? Estou falando sobre fotos sedutoras de alimentos que forram as páginas das revistas e os canais da televisão, algumas até podem fazer você salivar sobre coisas que você nunca sonhou... Torta de abobrinha? Parece ótimo. Brownies de feijão? Com todo certeza!Há algumas fotos de insetos como alimentos que podem mudar o rumo da alimentação para sempre! Existe uma foto de um muffin com um gafanhoto segurando uma suculenta framboesa, será que isso pode atrair novos adeptos a esse tipo de alimentação?Pessoalmente, eu só conseguiria dar uma mordidinha na beradinha do muffin, bem longe do gafanhoto!Essa é a confiança dos japoneses para fazer larvas parecerem apetitosas, eles sabem que o poder da propaganda é gigantesco. Se os ambientalistas e os fãs da entomofagia querem que o resto do mundo entre nessa “onda”, eles precisam aproveitar o poder da fotografia e propaganda de uma “boa comida”.

Clique no botão abaixo para ser informado sobre as novidades do blog em seu mural do Facebook:



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Comendo Insetos

Achei bem legal a entrevista deste professor da Universidade Estadual de Feira de Santana no Programa do Jô, falando de comidas feitas com insetos.
É imperdível ver o Derico comendo larvas e grilos.





Aproveite e curta a página do Blog das Pragas no Facebook. É só clicar no botão abaixo: