terça-feira, 20 de março de 2012

Com baratas, McDonald's fecha por três dias em Porto Alegre



Reportagem da folha.com

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Uma lanchonete do McDonald's ficou fechada por três dias em Porto Alegre após a Vigilância Sanitária constatar problemas de higiene, como presença de baratas.
O restaurante foi fiscalizado no sábado (17) e interditado em seguida. Além de ordenar uma desinsetização no local, o órgão de saúde da Prefeitura de Porto Alegre diz ter encontrado também excesso de gordura em equipamentos da lanchonete.
Após nova vistoria na segunda-feira (19), os fiscais verificaram que ainda havia problemas no estabelecimento. O local funciona na praça de alimentação do shopping Praia de Belas, na região central da capital gaúcha.
Nesta terça-feira, após nova visita da Vigilância Sanitária, os responsáveis pela lanchonete conseguiram autorização para voltar a abrir.
A assessoria do shopping diz que quem deve se manifestar sobre o caso é o McDonald's.
Procurada, a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, informou apenas que está em dia com a documentação e higienização do restaurante e que o local já opera normalmente.


Comentário Blog das Pragas

Apesar desta situação não ser tão comum nas grandes redes, todos os estabelecimentos que lidam com alimentos são vulneráveis a este tipo de problema. Muitos restaurantes realizam o controle de pragas a cada seis meses. Este prazo é o aconselhável para residências, mas para estabelecimentos alimentícios sugiro que este controle seja feito no mínimo com visitas mensais. Em grandes redes, onde a circulação de pessoas e mercadorias é muito intensa, deve ser feito um acompanhamento permanente, com visitas de inspeção quinzenais ou até semanais. O problema é que isto custa dinheiro e, por isso, muitas vezes é deixado em segundo plano.
A principal causa de problemas em lanchonetes á a barata Blatella germanica, mais resistente e de reprodução mais intensa que as baratas comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário