sexta-feira, 15 de março de 2013

Traças

Vou falar aqui dos 3 tipos de traças que costumam causar danos em nossas casas. Para mais informações ou para ficar sabendo das novidades conheça e curta nossa página no facebook:
Blog das Pragas

Existem 3 tipos principais de traças que podem aparecer em nossas casas:

Traças de Roupas

 
Este é um dos bichos mais pesquisados aqui no blog.
As traças de roupa são mariposas da família dos Tineídeos.
Estas pequenas mariposas podem por seus ovos nas roupas, tapetes, armários ou caixas de papelão. Em uma semana nascem as lagartas. São elas que comem suas roupas.
Comem roupas de fibra natural ou que estejam impregnadas com suor, secreções ou resto de alimentos. Por isso, os lugares mais atacados são perto do umbigo ou no ombro, já que é por lá que passa o cinto de segurança dos carros e, portanto, onde é mais fácil acumular o suor.
Para acabar com este problema devemos evitar guardar roupas sem lavar.
Limpar os armários que estão sendo atacados, podendo inclusive pulverizar algum inseticida em spray.
As roupas que estavam na área atacada devem ser lavadas e passadas a ferro. Também podem ser postas no freezer por 3 dias.
Não misturar as roupas já limpas com as que ainda precisam passar por este processo.
Também não devemos recoloca-las no armário sem ter certeza de que lá já está limpo também, senão, fica difícil quebrar o ciclo de reprodução delas.
Não se esqueça que as vezes um furinho na roupa pode não ser culpa das traças, mas sim do desgaste natural, de alguma lasca da madeira ou prego levantado no armário ou algum outro problema de atrito mecânico.


Traças de grãos



Estes insetos muitas vezes vêm dentro de algum alimento que compramos. Podem se desenvolver em embalagens de macarrão, farinhas e sementes, como nozes, castanhas e etc.
Uma vez instalados dentro de casa, vão completando seu ciclo de reprodução e atacando outras embalagens.

Para a solução do problema, devemos primeiro tentar identificar quais alimentos estão sendo atacados e descartá-los. Além disso, pode ser necessário proteger as outras embalagens de grãos, sementes, macarrão e farinhas dentro de potes plásticos, evitando que as mariposas que já estão voando pelo local possam pôr seus ovos nestes alimentos e iniciem um novo ciclo de reprodução.

Por último, pode ser necessário aplicar algum inseticida no ambiente em que elas estão aparecendo. Nesta medida, deve-se ter muito cuidado, já que os principais focos estão nas áreas de alimentos. Os armários devem ser completamente esvaziados para aplicação do inseticida e os utensílios e demais materiais presentes na cozinha devem ser protegidos.
 
 
Traça dos livros
 
 
 
São um dos insetos mais antigos que existem.
Ao contrário das traças de roupas, as dos livros não apresentam asas e já saem dos ovos com a mesma forma da traça adulta. São uns bichinhos prateados, em inglês conhecidos como “Silver Fish”, peixe prateado.
Não gostam de umidade e nem de luz e gostam de se esconder nas frestas das estantes, cordões de carpetes, rodapés, embaixo de tapetes, em sofás e até mesmo no forro das casas, além dos livros e papéis, é claro.
Gostam de se alimentar de papéis, mas podem se contentar com outros materiais, atacando inclusive tecidos, carpetes e tapetes.
Normalmente, seu controle é simples e uma desinsetização geral da residência costuma resolver o problema.

Um comentário:

  1. Estou perdendo a batalha contra as traças em minha casa! tenho traças de roupas e traças grãos em minha cozinha. Já limpei o local (quarto,o banheiro e a cozinha) já coloquei, diversas coisas q me falaram q ajudava. já doei 90% das roupas q nao usamos mais. fiz a limpa em tudo e tá cada vez maior o meu problema, nao posso usar produtos fortes devido a criança com problemas alergicos. Vc tem alguma luz para me dar? obrigada

    ResponderExcluir